Estagiários recebem curso para realização de atendimento ao público
Foi encerrado, nesta sexta-feira (27), o curso de capacitação oferecido pelo Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) aos novos estagiários do setor de Educação Ambiental. O curso teve como objetivo preparar o grupo para realização de atendimento ao público visitante e às escolas, públicas ou privadas, interessadas em oferecer aos seus alunos a oportunidade de uma aula em campo sobre a preservação do meio ambiente e assuntos relacionados aos tema.
O curso aconteceu de 24 à 27, de março, e transcorreu com Palestras abordando a Educação Ambiental, os Setores do Parque, a Função do Zoológico e a Saúde Animal, como também com oficinas, jogos, dinâmicas, Interações com animais e visita a cozinha.
Segundo Ana Valéria, coordenadora do setor de Educação Ambiental, o grupo de estagiários necessita dessa capacitação para conhecer o Parque, as normas, e o funcionamento, como um todo, desde o bem-estar animal até a nutrição dos animais, para desenvolver os trabalhos de atendimento ao público da melhor forma possível. “Eles precisam conhecer todos os aspectos e ambientes para entender qual a real função do zoológico, e assim terem condições de sensibilizar o público que recebem e realizar o trabalho de Educação Ambiental com mais qualidade”, afirmou a coordenadora.
Helze Lins, bióloga e chefe do Setor de Nutrição e Manejo do Parque, afirma que os estagiários geralmente são abordados pelo público com questões sobre o funcionamento do Parque e os cuidados dispensados aos animais. “A área de atuação deles é mais de conscientização e de orientação, mas eles também são abordados pelo visitante sobre os aspectos e características dos animais, então nós resolvemos capacitá-los para responder adequadamente às perguntas, de uma maneira clara e verídica. Eles tiveram acesso a um catálogo com dados e informações de todas as espécies do Parque, foram levados ao setor de Nutrição onde acompanharam e foram instruídos sobre todo o processo de alimentação dos animais e seus hábitos. Nós frisamos muito a questão da nutrição porque os visitantes gostam de saber o que, e quanto, os animais comem”, esclareceu Helze Lins.
O agendamento para grupos e escolas, públicas ou privadas, tanto para recepção, como para aula de campo, é feito através do telefone 3218-9710. Nas aulas de campo os alunos são acompanhados por um educador ambiental que organiza o grupo para atividades como trilhas, dinâmicas, oficinas e jogos com o tema de interesse. Em média são realizadas duas aulas de campo por turno, sendo duas pela manhã e duas à tarde, cada uma com cerca de uma hora de atividade para que o estudante tenha um horário para o lazer, “em breve abriremos esse agendamento também para os finais de semana, como também estaremos oferecendo o Projeto “Bica vai à Escola”, onde os educadores ambientais irão as escolas realizar palestras sobre o zoológico e suas funções”, informou Ana Valéria.
O setor de Educação Ambiental do Parque realizou, em 2014, 373 atendimentos a escolas públicas, 125, a escolas privadas, 29, a Instituições Federais e 166 a grupos diversos, totalizando 38.886 pessoas, entre grupos de estudantes, e outros, que agendaram visita ao Parque.
O Parque está situado na Av. Gouveia Nóbrega, S/N, Róger- João Pessoa-PB. Maiores informações pelo fone: (83)3218-9710.