Equipes da Semam monitoram por semana 723 árvores da Lagoa

Por - em 462

Jô Vital

O Parque Solon de Lucena possui hoje 723 árvores, entre ipês amarelos, oitizeiros, cássias e outras espécies, além das palmeiras imperiais. As árvores são monitoradas toda semana por equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Os profissionais da Semam fazem o acompanhamento fitossanitário, verificando a saúde dos galhos, folhas e troncos. Um aparelho de ultrassom permite observar a estrutura da árvore, checando se há infestação por fungos ou outros parasitas.

Esta semana seis árvores da Lagoa precisaram ser retiradas. Segundo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, “as árvores estavam doentes, com cupim e fungos apodrecedores. Os fungos e cupins atacam a base do tronco e as raízes. Como as árvores são de grande porte e corriam o risco de desabar, foi preciso retirar as plantas para evitar acidentes”, concluiu.

Foram retiradas uma mangueira, que estava infectada pelo fungo Lasiodiplodia theobromae, conhecido como Mal do Recife; três cássias, um sombreiro e um otizeiro. Todas estavam infectadas por fungos e apresentavam ainda feridas nos troncos, o que facilitou a entrada de outros tipos de patógenos. Anderson lembrou ainda que a ação das pessoas, que descascam os troncos e urinam nas árvores, contribui para que as plantas adoeçam.

Todas as árvores que estão em espaços públicos, como praças e canteiros de ruas e avenidas, são monitoradas pelos técnicos da Semam. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, “esse monitoramento tem como objetivo principal preservar o patrimônio ambiental da cidade de João Pessoa. É um trabalho que envolve diversos profissionais, como nossos jardineiros, engenheiro agrônomo e as equipes do paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). É um trabalho que fazemos com a maior atenção e carinho, e que contribui para uma cidade com mais qualidade de vida”, concluiu.

Os laudos para as podas de árvores que estão nos espaços públicos podem ser solicitados pela população pelo telefone 3264 1680, da Divar. Os técnicos da Semam recebem as solicitações, fazem uma vistoria na árvore e encaminham o laudo para as equipes da Sedurb, responsável pelas podas.