Mais 430 árvores serão plantadas na primeira semana de outubro
Jô Vital
Na semana de 5 a 10 de outubro os moradores da Primeira Região do Orçamento Participativo (Aeroclube, Bessa, Jardim Oceania, Manaíra, Jardim Luna, Brisamar, João Agripino, São José, comunidades São Luiz, Sã Gabriel, São Mateus, Travessa Washington Luís e Chatuba I, II e III ) serão beneficiados com o plantio de mudas de árvores nativas, que serão plantadas nos canteiros das ruas e avenidas e também nas praças dos bairros. Essa região é considerada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), como uma das áreas com menor índice de cobertura vegetal da cidade.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Semam, dará continuidade ao plantio de árvores do projeto João Pessoa Cidade Jardim. Na segunda-feira, 5, será feito o plantio nos canteiros da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra. Técnicos da Semam estarão entre a UPA Oceania e a Praça do Skate, plantando mudas de ipês, castanheira do Maranhão, pau sangue, pau formiga entre outras espécies. Cada muda de árvore tem entre um metro e um metro e meio e em aproximadamente um ano estarão dando sombra nas diversas áreas dos bairros.
Durante toda a semana o replantio será feito também nos canteiros da Rua Miriam Barreto Rabelo e Avenida Bacharel José de Oliveira Curchatuz, no Bessa. No sábado, 10, a Semam vai montar a Tenda Verde, no Retão de Manaíra, e fará a distribuição de mudas de árvores nativas com a população. O morador recebe uma muda e orientações dos técnicos da Semam sobre o local mais adequado para o plantio e cuidados com a planta.
A secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, ressaltou que o plantio e a distribuição de mudas reforçam o compromisso que a gestão tem com o patrimônio ambiental da cidade. “Temos muito claro que estamos no caminho certo. A cidade tem um planejamento ambiental, de preservação e recuperação de suas áreas verdes. Estamos atentos e fazendo o que precisa ser feito. Já recuperamos áreas como o Parque Ecológico Augusto dos Anjos, a praça anexa à Escola Municipal Luiz Augusto Crispim, Praça da Independência, o próprio Parque Solon de Lucena, que em cem anos nunca passou por uma reforma e requalificação de seu projeto paisagístico e das 740 árvores passará a ter mil e duzentas. Esse é o caminho e não temos dúvidas que estamos contribuindo sim para uma cidade mais verde, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável”, concluiu.
João Pessoa Cidade Jardim – Até o final de 2015, a cidade terá replantadas 6,2 mil novas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, nesta segunda etapa do projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’.Todas as 14 regiões do Orçamento Participativo estão nesta cobertura, cada uma recebendo 430 espécies nativas. O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias.