Campanha ‘Ano do Papagaio’ é lançada no encerramento do Congresso de Zoológicos

Por - em 1351

Patrícia Cantisani

 

Bica _ Foto cedida por Patricia Cantisani 3O 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), promovido essa semana pelo Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, foi encerrado nesta sexta-feira (18). Na ocasião, ocorreu o lançamento da campanha “2016 – O Ano do Papagaio”, que alerta para a situação de algumas espécies ameaçadas de extinção.

“Todos os anos, durante o congresso, é lançada uma campanha que visa ajudar alguns zoológicos do Brasil que não possuem recurso para financiar projetos de campo. Para 2016, vários pesquisadores de papagaios nos procuraram e pediram que esse fosse o ano dedicado à espécie, pois temos projetos de campo com papagaio Charão, papagaio da Cara Roxa, papagaio de Peito Roxo e papagaio Chauá, e os quatro são do Brasil sob ameaça de extinção”, comentou Yara Barros, bióloga e diretora de Comunicação da SZB.

Ainda segundo Yara Barros, o papagaio conhecido como “verdadeiro” não está ameaçado, mas é muito utilizado para tráfico. Dessa forma, além de criar o ano do papagaio, a SZB apoia a iniciativa dos pesquisadores através da produção de material educativo.DSC_1359

“São 124 zoológicos e aquários no Brasil, que recebem milhões de visitantes por ano. A ideia é que essas instituições ajudem a divulgar essa campanha contra o tráfico de animais, trabalhando com suas equipes de educação ambiental, divulgando esses projetos e conscientizando seus visitantes para que não comprem papagaios ilegais. Esperamos, com isso, proteger essas espécies”, afirmou a diretora.

Seguindo essa linha de proteção e educação, em 2013 foi lançado o projeto da Anta; em 2014 o projeto Tatu Canastra e em 2015 o ano do Lobo Guará.

Evento – O 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil teve como tema este ano “A arca moderna em um período de extinção”. O evento contou com palestrantes especializados em áreas como Medicina Veterinária, Ecologia, Taxidermia, Biologia, Falcoaria, entre outras.

O congresso foi encerrado com uma mesa redonda que teve como tema: “Bem Estar, Conservação e Percepção do Público”. O próximo congresso irá acontecer em Pomerode, Santa Catarina, em 2017.