Mais de duas mil mudas de árvores estão sendo plantadas na mata ciliar do Rio Jaguaribe

Por - em 785

Jô VitalPlantaçãoSeman_FotoGilbertoFirmino (8)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com empresas concessionárias de automóveis, promoveu, na manhã desta segunda, 11, a primeira etapa do replantio de mudas de árvores na área do Rio Jaguaribe, no Vale das Palmeiras.

O replantio segue o que determina  a Lei nº 11.878, de fevereiro de 2010, que estabelece as condições para o plantio de árvores por empresas concessionárias de veículos motorizados zero quilômetro. Serão replantadas 2 mil e cem mudas de árvores, entre elas espécies como ingá, cupiúba, pitanga e araçá. As mudas foram compradas pelas empresas concessionárias e serão replantadas em três etapas. Neste primeiro plantio serão recolocadas setecentas mudas de árvores. Em maio e junho deste ano as empresas deverão replantar as demais mudas.

Mata ciliar – O replantio foi acordado com a Semam, como uma medida de compensação ambiental. A área escolhida, nas margens do Rio Jaguaribe, foi escolhida pelos técnicos da Semam. A mata ciliar fica às margens dos rios e tem função de proteger a área. O nome “ciliar” faz uma referência aos cílios, que protegem os olhos. A cobertura vegetal nas margens dos rios tem a função de manter o equilíbrio ecológico, protegendo água e solo, reduzindo o assoreamento e a força da água que chega aos rios. Também serve para fornecer alimento e abrigo para a fauna e formam uma barreira natural contra a disseminação de pragas, absorvendo e fixando dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas do planeta.