Estação das flores deixa João Pessoa ainda mais verde

Por - em 752

Nayanne Nóbrega

 

Com a chegada do mês de setembro se aproxima a estação das flores, que oficialmente começa no dia 23. A Primavera deixará

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

João Pessoa ainda mais florida. Apenas nos últimos três anos, foram plantadas mais de 123 mil árvores na Capital. O Projeto Cidade Jardim levou mais áreas verdes para os principais corredores da cidade, são 186 metros quadrados de paisagismo.

O paisagismo também foi desenvolvido em outros equipamentos públicos, como as novas praças, escolas em novo padrão e nas creches em tempo integral, que, em alguns casos, receberam até horta. O bairro dos Bancários possui a rua mais arborizada da Capital, a Waldemar de Mesquita Acioly, mais conhecida como Três Ruas, onde foram catalogadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) 517 árvores.

De acordo com o chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, Anderson Fontes, João Pessoa segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. “Em três anos foram distribuídas mais de 123 mil árvores, desde doação ao plantio. Nas áreas degradadas e de preservação foram replantadas 35 mil 275 mudas e aproximadamente 23 mil foram distribuídas para a população durante feiras e eventos da Prefeitura”, explicou.

Mais de 42 mil mudas foram distribuídas em ONGs, escolas particulares, Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), hospitais e órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal. Além do plantio de 22 mil 500 árvores em calçadas, canteiros centrais e praças, conhecidas como área verde viária, que são de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

João Pessoa Cidade Jardim – O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias. O projeto atendeu diferentes bairros da Capital, totalizando 186 mil metros quadrados de área verde. O objetivo é tornar a cidade cada vez mais verde e bonita.
Para execução dos serviços de paisagismo, foram utilizados insumos e vegetações provenientes do Viveiro de Produção de Mudas, localizado no Parque Zôo Botânico Arruda Câmara e através do Viveiro de Produção de Plantas Nativas localizado, no Bairro de Valentina Figueiredo.

Cerca de 80 homens trabalham diariamente nos locais e uma equipe de arquitetos foi escalada para auxiliar nos projetos. “Todos os dias, esses locais passam por irrigação e também temos equipes de capinação para cortar a grama”, disse Sérgio Chaves, diretor de Paisagismo da Sedurb.

Poda de árvores – A Diretoria de Paisagismo também realiza podas e supressão de vegetais, além de recolhimentos de troncos e serviços emergenciais. A poda promove o equilíbrio físico das árvores, impedindo que galhos secos caiam sobre pedestres e carros, além de atingir a fiação elétrica. O procedimento também garante a saúde do vegetal, já que a poda de assepsia evita que galhos secos, contaminados com fungos ou cupins, se espalhem por toda a árvore.

Parcerias – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano conta com o apoio de outros órgãos da PMJP, como é o caso da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Plantio em números

  • 123 mil 427 árvores foi total de árvores plantadas em João Pessoa em três anos;
  • 42 mil 680 mudas foram distribuídas em ONGs, escolas particulares, Creis, hospitais, órgãos públicos esfera federal, estadual e municipal;
  • 22 mil 972 mudas destruídas para população;
  • 35 mil 275 mudas plantadas em áreas degradadas;
  • 22 mil 500 árvores plantadas em logradouros públicos, calçadas e praças.

Fonte: Semam