Parque Arruda Câmara se destaca como espaço de preservação do meio ambiente

Por - em 1245

Max Oliveira

cisnesnegro_novos_bichosnabica_foto_julianasantos-143Oficialmente, o dia 4 de outubro é considerado o Dia da Natureza e Dia Mundial dos Animais. A data foi criada com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. Em João Pessoa, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara – a Bica – é um dos espaços onde a natureza e a fauna estão em constante diálogo com a população, numa relação que vai além do lazer e da contemplação.

Além da visitação pública, a Bica tem uma importância muito grande para a manutenção de espécies ameaçadas de extinção, possibilitando que aumente o conhecimento acumulado sobre essas espécies. Ainda tem o bem-estar dos animais e a reprodução das espécies mantidas em cativeiro, como destaca Jair Azevedo, diretor do parque.

“A Bica tem uma importância muito grande para o meio ambiente na nossa cidade, porque trabalha na conservação e reprodução de várias espécies. Conseguimos bons índices de reprodução em cativeiro, e isso mostra que as espécies estão bem adaptadas, com alimentação e cuidados oferecidos por uma equipe altamente capacitada”, ressaltou.

femea_macacosavana_novos_bichosnabica_foto_julianasantos-78Outra contribuição importante para o meio ambiente, segundo Jair Azevedo, é através da educação da população, criando uma consciência ecológica por meio de intercâmbios escolares e grupos de estudos que frequentam o local. “Recebemos milhares de visitantes, dentre eles, estudantes, pesquisadores, pessoas com quem compartilhamos os nossos conhecimentos sobre preservação e conscientização das questões envolvendo os animais e a natureza”, afirma.

Atualmente, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara abriga mais de 500 animais de diferentes espécies, entre aves, répteis e mamíferos, que ficam em recintos padronizados de acordo com a legislação em vigor. O parque conta ainda com 15 variações de orquídeas, além de plantas exóticas, carnívoras, bonsais, cactos e ervas aromáticas. O local também possui orquídeas para comercialização.

Serviço – O Parque está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, ficando aberto de terça a domingo, das 8h às 17h (bilheteria até às 16h). O ingresso custa R$ 2,00 por pessoa. Crianças até sete anos e idosos não pagam.