Mais que local para lazer, Parque Arruda Câmara desempenha função de preservar espécies

Por Hellen Nascimento - em 1493

O Dia Nacional dos Animais é comemorado em 14 de março, que nesse ano será nesta terça-feira. A data é uma oportunidade para repensar as atitudes sobre o meio ambiente e a importância da preservação da natureza. É isso que faz o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Atualmente com cerca de 560 animais, se engana quem pensa que eles estão lá apenas para exposição e entretenimento dos visitantes. Há um intenso trabalho de pesquisa, feito por profissionais capacitados, quanto ao cuidado, trato e preservação das espécies.

Os animais que vivem na Bica estão divididos entre exóticos, que têm origem de outros países, e os silvestres, que são os pertencentes à fauna nativa brasileira, sendo estes a maior parte do plantel. O chefe da Divisão Zoológica da Bica, Thiago Ferreira Nery, explicou como funciona os critérios de estímulo para reprodução em cativeiro desses animais.

“Os visitantes nos perguntam muito porque não estimulamos a reprodução dos leões, por exemplo. Então explicamos que não faz sentido reproduzir o leão e o filhote nascer para viver na jaula. Já os animais da fauna brasileira, nossa equipe estimula a reprodução. Os filhotes nascem, a partir daí fazemos um projeto de soltura e esse animal estará apto para ser devolvido à natureza”, explicou.

Thiago Nery ainda revelou que existe o zoológico moderno, no qual a Bica se enquadra, que é baseado no tripé conservação, pesquisa científica e educação ambiental.  “Aqui no Parque Arruda Câmara desenvolvemos um trabalho intenso de conservação, reprodução de espécies e soltura desses animais à natureza. Temos profissionais que cuidam desde a alimentação, que é balanceada para cada espécie, até a temperatura e os ambientes adaptados para cada animal”, afirmou.

Vida que se renova – A reprodução dos animais que vivem em cativeiro sempre é muito comemorada por quem trabalha na Bica. O fato só ocorre quando os bichos estão saudáveis e se sentem seguros no ambiente em que vivem. Os casos mais recentes são o nascimento de 35 jacarés de papo- amarelo, 6 cágados de barbicha, 2 macacos-prego, 8 patos e 3 quatis.

Localização – O Parque Arruda Câmara fica localizado na Rua Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Roger. O espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com bilheteria até as 16h. Os ingressos custam R$ 2,00 por pessoa, e crianças até sete anos e idosos não pagam. Mais informações pelo telefone 3218- 9710.