Mais de 450 pessoas participam do I Fórum de Gestão Ambiental da Região Metropolitana
Oitenta e cinco por cento da população brasileira vive nas zonas urbanas e é nas cidades que os efeitos de emissão dos gases poluentes são percebidos com mais força. O dado foi apresentado pela gerente do programa CDP Cities América Latina, Andreia Banhe, durante o I Fórum de Gestão Ambiental da Região Metropolitana de João Pessoa. O Fórum foi realizado nesta terça-feira, 11, na EstaçãoCaboBranco – Ciência, Cultura e Artes. Andreia Banhe falou sobre “Mudanças Climáticas: qual o papel das cidades?”.
Mais de 450 pessoas se inscreveram para o I Fórum, que contou, ainda, com as presenças do vice-prefeito, Manoel Júnior; da secretária adjunta da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Sachenka Bandeira da Hora; do secretário adjunto da Secretaria de Turismo (Setur); Graco Terceiro Neto Parente Miranda e de Vaulene Rodrigues, secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Durante a manhã desta terça-feira estudantes, profissionais e ambientalistas tiveram a oportunidade de trocar informações e estabelecer parcerias sobre as questões mais urgentes de João Pessoa e cidades da Região Metropolitana.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, lembrou que João Pessoa deverá ter, em breve, um milhão de habitantes e que é necessário fortalecer parcerias com todas as cidades da Região Metropolitana. Ele destacou que João Pessoa não está isolada. “Tudo que acontece no ambiente do nosso território, repercute e impacta a população das cidades vizinhas. O I Fórum Metropolitano é um marco para as cidades, considerando que não podemos planejar ações de maneira isolada. Até porque se conseguimos estabelecer parcerias, os benefícios também serão partilhados”, concluiu.
Durante o Fórum a representante na Paraíba da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), Wellintânia Freitas, falou sobre o fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma) e convidou os participantes para o Encontro de Gestores Ambientais da Paraíba, que será realizado no dia 9 de junho deste ano, em João Pessoa.
Participaram ainda representantes dos municípios de Cabedelo, Pitimbu, Caaporã, Pedras de Fogo, Conde e Bayeux.