No Dia da Árvore, Semam fará a distribuição de seiscentas mudas de plantas nativas

Por Jô Vital - em 1274

Seiscentas mudas de árvores nativas serão distribuídas com a população, a partir das 7h desta quinta-feira, 21 de setembro, no Dia da Árvore. A ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), coordenada pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está inserida numa série de atividades que tem como foco a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável. Durante todo o dia nesta quarta-feira, 20, a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Semam, promoveu o Dia Internacional de Limpeza das Praias. Na próxima sexta-feira, 22, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) fará o encerramento da Semana do Trânsito, com o Dia Mundial sem Carro.

As mudas de árvores nativas serão distribuídas em seis semáforos da Avenida Epitácio Pessoa e também na Tenda Verde, que estará montada no Parque da Lagoa, a partir das 9h. Cada muda de árvore será acompanhada de um exemplar da Cartilha da Arborização, elaborada pelos  técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep)da Semam.

As mudas serão entregues na Avenida Epitácio Pessoa, sentido Centro Praia, nos seguintes semáforos: no início da Avenida, onde se concentram farmácias e postos de gasolina, no semáforo de uma universidade particular, na Receita Federal, na Igreja Universal, na conjunção da Epitácio com a Rui Carneiro e no fim da Avenida, na praia de Tambaú. Todas as mudas que serão entregues foram produzidas pelos jardineiros e técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP.

Neste Dia da Árvore a Semam fará também, em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação, o plantio da muda de número 30 mil, um ipê roxo, com três metros de altura. Em aproximadamente dois anos a árvore estará dando sombra e florindo. Com esta nova árvore, o Parque daLagoa passa a ter 145 pés de ipê, árvore símbolo da cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que as ações no Dia da Árvore estão inseridas no Programa Carbono Zero, promovido pela Semam. “Estamos trabalhando em quase todos os eventos públicos com a distribuição de mudas e orientações sobre o plantio, junto à população. Até o fim do ano teremos superado o número de 30 mil mudas plantadas e distribuídas. Estamos muito felizes com essa marca da gestão, que demonstra nosso respeito pela tradição do pessoense, em cultivar suas áreas verdes e seu amor pelas árvores”, concluiu.