Educadores ambientais encerram I Fórum de Educação Ambiental

Por Patrícia Cantisani - em 651

O I Fórum Municipal de Educação Ambiental, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação e Cultura do município foi encerrado, nesta quarta-feira (8), na Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes, com relatos de experiências dos educadores ambientais.

Os profissionais envolvidos com Educação Ambiental exibiram os trabalhos realizados nas escolas do município, Centros de Referências em Educação Infantil (Creis), Viveiro Municipal, Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam).

Os temas abordados foram “Sustentabilidade Ambiental”, “Compostagem”, “Tráfico de Animais Silvestres”, arborização e hortas nas escolas, finalizando com apresentação de teatro de fantoches com abordagem sobre o papel e importância de cada animal na natureza.

Neide Marthins, coordenadora do Centro de Estudos e Práticas Ambientais, e uma das organizadoras do Fórum, afirma que através dos relatos é possível saber o que está sendo realizado nas duas secretarias.  “Nós vimos os projetos que já foram iniciados, alguns em andamento avançado e outros já concretizados, foi importante ver essas ações que a Semam e a Sedec fazem, nesse âmbito de educação ambiental, gerando resultados”, destacou Neide Marthins.

Jair Azevedo, diretor do Parque Arruda Câmara (Bica) e palestrante do tema “Tráfico de Animais Silvestres”, ressalta a importância do evento. “A minha parte foi sobre tráfico de animais porque, principalmente no Brasil,  os traficantes atuam com muita veemência, então é necessário que as pessoas tomem conhecimento disso, combatam e denunciem essa prática, visto que existem animais que são muito importantes para disseminar sementes e, a partir do momento em que você retira uma animal da natureza, você está ocasionando um desequilíbrio ecológico, não apenas na fauna, mas também na flora” afirmou Jair Azevedo.