Prefeitura de João Pessoa e Correios lançam selo postal em proteção e defesa dos animais

Por Flávio Asevêdo - em 1024

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou, na tarde desta quarta-feira (25), do lançamento do selo postal comemorativo ‘Defesa Animal’, em uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Com o objetivo de estimular a conscientização e as práticas em defesa dos animais, o selo, feito em tinta aquarela e computação gráfica, circulará em todo o país com a ilustração de um cachorro e um gato.

A solenidade aconteceu no Centro de Estudos e Práticas Ambientais  (Cepam) do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que passa neste momento por uma grande intervenção com obras que darão uma cara inteiramente nova a um dos mais visitados espaços de lazer e contemplação da natureza da Capital, além de assegurar melhores instalações para animais, segurança e acessibilidade.

“Estamos muito felizes com esta parceria com os Correios e com a oportunidade de nos reunirmos na Bica para fazer o lançamento do selo que tem uma simbologia muito importante de preservação e defesa dos nossos animais. Estes são valores fundamentais e que nós buscamos transmitir desde cedo em nossas escolas. Acredito que estamos construindo uma cidade cada vez mais humanizada, com qualidade de vida e que preserva o meio ambiente, como estamos executando, por exemplo, nesta intervenção na Bica, que tem uma relação afetiva muito grande com a cidade de João Pessoa e que demonstra nosso compromisso com estas questões de preservação do meio ambiente e proteção aos nossos animais”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Além do lançamento do Selo, a Bica promoveu, durante todo o dia de hoje, oficinas, palestra e exposição filatélica. Pela manhã, foi realizada a palestra ‘História Postal no Brasil’. Estudantes da rede municipal de ensino participaram, também, da ‘Oficina de filatelia’ e, às 11h30, foi aberta a ‘Exposição Filatélica Didática: Fauna Brasileira’, com materiais produzidos na oficina. As ações foram realizadas pelos técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) e do Cepam, vinculados à Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, afirmou que a atual gestão coloca a educação ambiental como um dos pilares do ensino nas escolas da rede municipal e o lançamento do selo se insere nesta política que vem sendo desenvolvida pela PMJP. “Foi com muita alegria que recebemos mais esta parceria com os Correios, para a exposição filatélica e lançamento do selo, que são fundamentais para a educação ambiental. A preocupação com o meio ambiente é uma das práticas da gestão de Luciano Cartaxo, que é empreendedora e fomenta este tipo de trabalho que estimula a ideia de proteção de nossa fauna”, declarou.

Nova Bica – As obras da Nova Bica estão inseridas dentro de um projeto amplo de transformações no Centro Histórico, que começou com o resgate de espaços como as Praças da Independência, João Pessoa e 1817, da Galeria Augusto dos Anjos, do Hotel Globo, da Casa da Pólvora e do Centro Cultural Pavilhão do Chá.

Paralelo às obras no Parque, a PMJP executa ainda obras do Conventinho e da Villa Sanhauá – prestes a ser entregue, transformando oito casarões da Rua João Suassuna em moradia digna e estabelecimentos comerciais, além de um posto de serviços da gestão municipal, fomentando a iniciativa privada a também investir no Centro Histórico e dando nova vida à região mais antiga da cidade.

Em relação às obras na Bica, estão sendo feitas a pavimentação da entrada, a instalação de um pórtico de acesso, calçadas externas com acessibilidade, restauração do muro, bilheteria e estacionamento. Também serão realizadas a limpeza do Lago das Cinco Fontes, a construção de um novo recinto para os grandes felinos e a criação do Museu Arruda Câmara, onde será possível conhecer a história do Parque, da flora local, além dos animais que ali vivem sob os cuidados de biólogos e especialistas mantido pela prefeitura.

 

Salvar

Salvar

Salvar