Prefeitura vai treinar servidores para elaboração de políticas públicas sobre mudanças climáticas

Por Jô Vital - em 973

Entender os conceitos sobre mudanças do clima e como essas mudanças impactam os governos locais para, com base nos dados, planejar e elaborar políticas públicas ambientais. Esses são alguns dos objetivos da capacitação “Primeiros Passos para a Ação Local pelo Clima”, que está sendo planejada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e será disponibilizada para os servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em setembro e outubro.

O treinamento é aberto a todos os servidores da PMJP, que devem fazer a pré-inscrição até o dia 24 de agosto, enviando mensagem para o e-mail semam.jpa@gmail.com, manifestando interesse, informando nome completo, matrícula, cargo, órgão e endereço de e-mail para acesso à plataforma. Todas as sessões terão transmissões ao vivo e haverá entrega de certificados para os servidores que participarem de, pelo menos, três sessões e responderem a todos os questionários de verificação de conceitos.

No ano passado, os servidores da PMJP participaram de um treinamento e um dos resultados finais foi a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de João Pessoa, primeira publicação do tipo feito por uma gestão municipal, que traçou o perfil de emissões da cidade e está contribuindo para o estabelecimento de propostas de políticas públicas de gestão das mudanças climáticas.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a capacitação também é um componente das políticas públicas da gestão. “Incentivar a capacitação dos servidores e disponibilizar tempo e ferramentas para que isso seja feito é uma ação que tem como foco principal a preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental. Os treinamentos são imprescindíveis para que os servidores se sintam cada vez mais fortalecidos e preparados para as suas atividades”, concluiu.

Parceria – O treinamento é uma parceria da PMJP com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. O Iclei é uma associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países.  O Iclei oferece apoio para que os municípios desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

A capacitação online será feita em cinco sessões ao vivo. Veja a programação, de acordo com as datas:

– Sessão 1 : de 3 a 7 de setembro – Da conscientização à ação : introdução ao planejamento climático local;

– Sessão 2 : de 10 a 14 de setembro – Mobilizando os atores : estruturas de governança para instalar ação climática;

– Sessão 3 : de 17 a 21 de setembro – Traduzindo a metodologia: definindo o escopo ideal para o inventário de emissões;

– Sessão 4 : de 24 a 28 de setembro – Tecnologia a seu favor : ferramentas disponíveis para cálculos mais eficientes;

– Sessão 5 : de 1 a 5 de outubro – Chegando aos resultados: o diagnóstico é só o começo.