Semam faz plantio de mudas de mangueiras no canteiro da Avenida Maximiano Figueiredo

Por Jô Vital - em 585

Quem passa pelas principais avenidas dos bairros da Torre, Tambiá e Centro está acostumado com a paisagem de mangueiras e outras espécies de árvores. Com o objetivo de manter a tradição de preservar as árvores frutíferas, nesta terça-feira (22), as equipes de plantio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deram início ao replantio de mudas de mangueira. O primeiro espaço a receber as árvores foi o canteiro central da Avenida Maximiano Figueiredo, em frente à Praça da Independência, em Tambiá.

Foram plantadas dez mudas de mangueiras com um metro e meio de altura. Em aproximadamente três anos as árvores estarão dando sombra e frutos, contribuindo para diminuir a temperatura na área. Nesses dias mais quentes de Verão, as áreas verdes podem proporcionar mais qualidade de vida para a população, reduzindo as temperaturas em até 4ºC e amenizando os efeitos das chamadas ilhas de calor.

As mangueiras são originárias da Índia. Segundo o portal Um Pé de Quê – http://www.umpedeque.com.br -, “foi no Brasil, com os portugueses, que as mangueiras se diversificaram. As árvores podem atingir até 25 metros de altura, com uma copa frondosa e densa”.

O plantio foi acompanhado pelos técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam e jardineiros do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, lembrou que o plantio de árvores que não são nativas respeita a tradição dos moradores de João Pessoa, que apreciam as frutíferas, tanto nos quintais das casas quanto nos canteiros públicos. “A população tem o hábito de preservar nossas árvores e estamos habituados, quando saímos de casa para o trabalho ou quando caminhamos pelas ruas, a apreciar a paisagem urbana, com a diversidade de espécies das áreas verdes”, concluiu.