Evento em João Pessoa discute o derrame de óleo cru no litoral do NE

Por Jô Vital - em 852

Temas como mudanças climáticas, política de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, entre outros, foram discutidos, esta semana, durante o 3º Encontro de Gestores Ambientais Municipais da Paraíba. O evento foi realizado na Estação das Artes, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

 

O encontro foi promovido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), que representa o poder municipal na área ambiental e tem o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais.

 

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, abriu o evento falando sobre a necessidade de esclarecimento sobre o derrame de óleo cru nas praias do litoral do Nordeste. “Este é considerado um dos maiores crimes ambientais da história da região e todos nós aqui presentes precisamos cobrar respostas sobre o que ocorreu. Nosso litoral é um dos patrimônios ambientais mais importantes do mundo. É preciso que todos nós estejamos atentos”, afirmou.

 

O presidente da Anamma Paraíba e secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo, Walber Farias Marques, falou sobre a experiência na gestão do município de Cabedelo e os desafios de estar numa região costeira.

 

Participaram ainda do encontro representantes do Ministério Público da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), das prefeituras de Cabedelo, Cajazeiras, Rio de Janeiro, além de técnicos da Semam.