Técnicos da Semam colhem sementes e preparam mudas de ipês para plantio na Capital
As mudas de árvores plantadas nas áreas públicas da cidade são produzidas pelos técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). É no Viveiro Municipal, ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que nasce o verde de nossa cidade.
Esta semana os técnicos fizeram a coleta de sementes de ipês e estão preparando as mudas que se transformarão nas futuras árvores.
A coleta é feita em árvores matrizes e georeferenciadas, que estão localizadas em diversas cidades da Paraíba. Esse monitoramento é feito a partir da Rede de Sementes, formada por técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PMJP e diversas outras instituições que atuam no reflorestamento. Com o uso de mapas, os técnicos visitam as áreas, localizam as árvores e fazem a coleta de sementes.
Os ipês são árvores com troncos tortos, com ramos grossos e irregulares e copa arredondada. São árvores que podem atingir até 30 metros de altura. Se desenvolvem bem em clima tropical, mas é possível também encontrar ipês nas áreas de cerrado e caatinga. O florescimento leva em média três anos após o plantio.
A PMJP tem cadastrados, pelos técnicos da Semam, pelo menos um mil e 600 árvores de ipês nas áreas públicas da cidade. Elas estão principalmente na Avenida Beira Rio, Avenida Getúlio Vargas, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica e no Parque da Lagoa, além de outras áreas verdes e bairros.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a produção de mudas é uma forma de preservar o patrimônio ambiental da cidade. “Fazemos um esforço diário para manter o ritmo de produção de mudas. Trabalhamos com técnicos atentos, que escolhem as melhores árvores matrizes, produzindo as mudas que são usadas no plantio urbano, na recuperação de áreas degradadas e também para a distribuição junto à população”.