Técnicos da Semam elaboram Inventário Arbóreo das praças do Centro Histórico
Técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estão elaborando o Inventário Arbóreo Arbustivo das praças de alguns bairros de João Pessoa. Uma equipe formada por arquiteto, biólogo e engenheiros agrônomos trabalham em 29 praças dos bairros do Varadouro, Centro, Tambiá, Roger, Torre, Jaguaribe e Trincheiras.
Ao final do trabalho, será elaborado um diagnóstico detalhado da arborização urbana das praças, identificando quantas e quais são as espécies mais comuns, considerando árvores, palmeiras, arbustos e herbáceas.
Os técnicos avaliam a situação fitossanitária, se as árvores estão desenvolvidas, com doenças ou não, qual a distribuição entre nativas e exóticas, entre outros aspectos. As árvores e palmeiras são numeradas, recebem um código específico e uma ficha de avaliação fitossanitária. São feitos desenhos, medições e levantamento fotográfico.
Para o coordenador do Inventário Arbóreo Arbustivo, arquiteto Jersey Barros, o levantamento dará uma visão mais completa da condição das áreas verdes das praças. “É um instrumento para ser usado no planejamento da arborização dos espaços públicos. A nossa ideia é que esse mesmo levantamento seja feito nas outras praças da cidade, contemplando outros bairros”, concluiu.