Semam faz plantio de árvores nativas em avenida do Cristo Redentor
A Avenida Dom Bosco, no bairro Cristo Redentor, está ganhando mais de 60 árvores nativas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O calçadão lateral que corta a via e as calçadas em frente às residências estão recebendo mudas de diversas espécies, entre elas, ipê roxo, trapiá, canafístula-pau-de-amendoim e jacarandá. Uma equipe com 15 jardineiros e auxiliares de jardinagem, do plantio urbano da Semam, trabalha preparando o terreno.
As mudas usadas no plantio são todas produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, localizado no Sesc-Gravatá. Algumas estão com mais de dois metros e vinte de altura e já estão fornecendo sombra para o ambiente. Em aproximadamente dois anos, essas mudas estarão desenvolvidas. De acordo com técnicos da Seman, o trabalho deve ser encerrado no começo da próxima semana.
Verde para o Mundo – A ação no Cristo Redentor está vinculada ao projeto João Pessoa Verde para o Mundo, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) desde 2007. O plantio urbano também está inserido no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, elaborado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e lançado em novembro de 2010, que funciona como marco regulatório das políticas ambientais desenvolvidas na cidade e é referência como a primeira do Brasil a elaborar o Plano da Mata Atlântica.
Segundo o assessor técnico da Área de Plantio Urbano da Semam, Thiago César, o plantio de árvores é uma forma de garantir qualidade de vida para a população, que pode desfrutar de áreas verdes para praticar atividades físicas e para as crianças brincarem. “São áreas que estimulam o convívio das pessoas”, disse.