Alunos de Biologia e Medicina Veterinária concluem curso de férias na Bica

Por - em 990

Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) concluíram nesta quinta-feira (24) o curso de férias promovido pelo Parque Zoobotânico Arruda Câmara e coordenado pelo chefe do Setor de Zoologia da Bica, Thiago Nery e pelo chefe do Setor de Medicina Veterinária, Roberto Citelli.

Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina do zoológico, conhecendo de perto as atividades do setor de veterinária, como os procedimentos ambulatoriais, contenção química e física, o setor de biologia, com os manejos, observação de comportamentos, condicionamento dos animais e enriquecimento ambiental e ainda o setor de nutrição, acompanhando a preparação das bandejas e elaboração das planilhas alimentares.

Este ano o curso de férias contou com a participação de 12 alunos dos cursos de Medicina Veterinária (campus de Patos da UFCG e campus de Areia da UFPB) e ainda estudantes do curso de Biologia, da UFPB, campus de João Pessoa.

Experiência – Para a estudante Elisama Medeiros, do quinto período do curso de Medicina Veterinária da UFCG (campus de Patos) o mais importante durante o curso de férias foi o contato com os animais selvagens: “Tivemos a sorte de participar dos procedimentos com a leoa, uma experiência única. Em Patos não teríamos como vivenciar essa prática”, concluiu.

Outras duas estudantes, Rayana Lucia e Helinine Nina Lopes, também se mostraram encantadas com a vivência no Parque durante o curso. O fato de acompanharem de perto o manejo, práticas comportamentais e dieta alimentar dos animais proporcionou o aprendizado num curto período de tempo. As estudantes puderam aplicar, na prática, teoria e técnica aprendidas em sala de aula.  “Quando vimos de perto os profissionais, na lida diária, aprendemos questões sobre respeito aos animais e as práticas e manejos adequados, tendo a possibilidade de vivenciar as questões da profissão. O curso foi muito bom, pena que durou pouco tempo”, ressaltou Rayana.