Animais são reintroduzidos na natureza dentro da Semana do Meio Ambiente

Por - em 1199

DSC_0345Patrícia Cantisani

A soltura de vários animais silvestres, que haviam sido apreendidos pela Policia Ambiental e reabilitados pelo Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), aconteceu nesta quinta-feira (9) como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, além das atividades promovidas pelo setor de educação ambiental, como brincadeiras e trilhas ecológicas.

Com as presenças do secretário de Meio Ambiente, do diretor da Bica e do representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram soltos um gavião carijó, uma iguana e cinco sagüis, que estavam aptos para retornar à natureza.  

Na ocasião, Abelardo Jurema Neto, secretário de Meio Ambiente, ressaltou a importância do Parque para preservação da biodiversidade, através da preservação da Mata Atlântica existente na área, como também do trabalho realizado pelos técnicos da Bica, de reabilitação e soltura de espécies silvestres, “Eu entendo que o Parque Arruda Câmara é uma das maiores perolas que a Capital possui, por sua riqueza botânica e de biodiversidade e por esse tratamento realizado com os animais acolhidos aqui, através do diretor e de sua equipe, o parque tem feito um trabalho digno de aplauso. Meio Ambiente é educação, é cultura, é turismo, é vida, hoje o Parque é um dos principais promotores de cartão postal de nossa Capital”, comentou o secretário de Meio Ambiente do município.

Jair Azevedo, diretor do Parque explica que a reabilitação e soltura de animais apreendidos e entregues ao parque pela Policia Ambiental, é uma das funções do zoológico moderno. “Estamos, nessa data comemorativa, fazendo mais uma das ações que costumamos realizar aqui, nós temos isso como uma rotina, pois é nossa função trabalhar para preservação de espécies, deixamos aqui apenas os animais que estão impossibilitados de retornar à natureza e soltamos aqueles que estão aptos”, afirmou Jair.

À tarde, as atividades foram coordenadas pelo setor de Educação Ambiental, que promoveu jogos e brincadeiras ecológicas para os visitantes do Parque.

O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), acontece até esta sexta-feira (10), com o Tema “Animal silvestre não é animal doméstico! Diga não ao tráfico e ao comércio ilegal”.

Veja programação:

10 de junho (sexta-feira)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica):

09h30 às 11h00 – Operação “Parque Limpo”

14h30 às 16h00 – Bate Papo Verde