Apresentador Richard Rasmussen visita Bica e grava programa

Por - em 1543

oaventureiro_richard_foto_ patriciacantisani2O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) recebeu, nesta segunda-feira (30), a visita do apresentador do programa semanal do SBT “Aventura Selvagem”, Richard Rasmussen, também conhecido como “O Aventureiro”.  Ele está em João Pessoa, a convite do prefeito Luciano Cartaxo, e vai mostrar diversos aspectos da cidade em dois programas que serão exibidos dias 20 e 27 de outubro.

“Nós estamos fazendo uma matéria sobre o município de João Pessoa. Serão dois programas que irão ao ar agora em outubro e uma das atrações é a Bica”, contou Richard, que além de apresentador é biólogo e profundo conhecedor da fauna e chama a atenção pela maneira irreverente com a qual se relaciona com os animais. Sua carreira ganhou destaque ainda em 2005, na TV Record, ao apresentar o “Selvagem ao Extremo”.

Em visita ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Richard demonstrou surpresa com o que viu. “Eu estive na Bica há oito anos atrás e sempre fui muito bem recebido aqui, desde a primeira vez que vim, mas agora, com muita surpresa, eu encontro uma nova Bica, encontro restaurada, com novidades, e com bichos muito legais”, disse.

Sobre a estrutura da Bica, Richard Rasmussen disse que “que está com uma orientação de educação ambiental diferenciada, onde aproxima e não distancia o público. Isso eu acho que é o futuro do zoológico no mundo e a Bica é um dos zoológicos do Brasil que está saindo na frente”, declarou.

Animais – Entre os animais existentes no Parque, Richard se encantou particularmente com a lontra albina, uma das espécies menos conhecidas no mundo, e que está ameaçada de extinção em alguns Estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A lontra geralmente tem a coloração de marrom à parda, porém, a nova habitante do Parque Arruda Câmara tem a pelagem clara e, aparentemente, é albina, que é a ausência de melanina no corpo, ou leucística (despigmentação de algumas partes do corpo). Durante a visita, Richard Rasmussen pode receber o primeiro abraço de uma elefanta em sua vida, o que o deixou bastante surpreso com a oportunidade.

O diretor do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Jair Azevedo, avaliou como muito positiva a visita do apresentador. “É de extrema importância, pois ele vai mostrar para todo o Brasil o trabalho que vem sendo realizado aqui no Parque e que foi muito bem avaliado por ele, uma pessoa que conhece zoológicos no mundo inteiro e viu que estamos na vanguarda do que se executa por aí afora. Para nós é de extrema valia que isso aconteça. É importante que o zoológico de João Pessoa desponte na mídia nacional, proporcionando aquilo que mais se espera de um zoológico, ou seja, um trabalho visando preservação e conservação das espécies”, analisou Jair Azevedo.