Bem-estar da elefanta Lady na Bica teve investimento de R$ 180 mil da PMJP
A elefanta Lady, que foi doada à cidade pelo Circo Europeu, está adaptada ao novo espaço, construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. A nova área tem aproximadamente dois mil metros quadrados e obedece às regras da legislação ambiental. A construção do espaço teve um custo de R$ 180 mil entre mão de obra, maquinário e material, bancados pela PMJP.
As obras do novo espaço foram feitas em seis meses com o trabalho de 50 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, pedreiros, eletricistas e especialistas em estruturas metálicas. Equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da Bica e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também trabalharam na obra.
O recinto tem um fosso de concreto que circula 50% da área, com a função de oferecer segurança ao animal e à população. Tem ainda uma área de cambiamento para tratamento de Lady, tanques de água, de areia e de lama. A área do abrigo é feita com estrutura metálica com troncos de eucalipto tratado e muro de concreto.
O recinto foi construído seguindo a Instrução Normativa 169 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que institui e normatiza o uso e manejo da fauna em cativeiro no território brasileiro.
Voluntariado – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, dispõe de um Programa de Voluntariado, onde pessoas interessadas podem se integrar à equipe e contribuir com os trabalhos realizados no local. Atualmente, quarenta voluntários atuam no Parque, sendo vinte educadores ambientais e dez na área do zoológico.
Todos têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e podem conviver mais de perto com os animais. Antes de iniciar as atividades, o voluntário passa por uma capacitação técnica, abrangendo todas as áreas onde poderá atuar, atendendo ao cumprimento da Lei do Voluntariado, nº 9.608, de 18/02/98.
Com o Programa de Voluntariado, o Parque Zoobotânico oferece oportunidade de conhecimento in loco para estudantes e profissionais ligados ao ramo, nos setores de veterinária, nutrição, educação ambiental e manejo. Os interessados devem comparecer ao Parque, no horário das 8h às 17h ou ligar para o número 3218-9710.