Bica inicia os agendamentos para os serviços de Educação Ambiental e do Cepam

Por Patrícia Cantisani - em 721

Terá inicio, nesta segunda-feira (3), o período para agendamentos dos serviços prestados pelos setores de Educação Ambiental e do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), do Parque da Bica, que oferecem aulas de campo, sobre a fauna e flora do local, palestras, oficinas e recepção aos visitantes. Os serviços oferecidos são gratuitos e os agendamentos realizados através de telefone, ou do e-mail do setor, durante o ano inteiro, de acordo com a disponibilidade de data e horário.

Segundo Neide Marthis, coordenadora de Educação Ambiental e do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) do Parque, as aulas de campo consistem em falar sobre as características das plantas e animais, como uma continuação do que é dado nas salas de aula das escolas, “já nas recepções que realizamos, nós frisamos o lado histórico do local, que é um parque antigo, com fundação de 1922, falando sobre sua história e a lenda da Fonte de Tambiá”.

Ainda segundo a coordenadora, os serviços do setor de Educação Ambiental são oferecidos às escolas, públicas e privadas, do ensino Fundamental ao Médio, como também às universidades, tanto no Parque, quanto na unidade interessada, com o “Bica vai à Escola”, já os trabalhos do Cepam são prioritariamente externos. “Nós trabalhamos fazendo capacitações de empresários para adequação ambiental, trabalhamos também nos condomínios que são entregues pela Prefeitura, fazendo palestra sobre poluição sonora e atmosférica, sobre acondicionamento correto de lixo, mas também saímos para iniciativa privada e para a indústria,  como Copobrás, Coteminas e Gráfica Santa Marta. Então esse tipo de trabalho nós fizemos em 2019 e vamos continuar com ele em 2020”, ressaltou a coordenadora.

Durante o ano de 2019, os setores de Educação Ambiental e do Centro de Atividades e Práticas Ambientais, do Parque da Bica, promoveram intercâmbio com a Universidade Federal da Paraíba-UFPB; 3 apresentações de trabalhos em congressos; 11 atividades do “Bica vai à Escola”; 5 palestras sobre benefícios das ervas medicinais, poluição das águas, do ar e sonora, importância da arborização urbana, manipulação e cuidados com animais peçonhentos e gestão de resíduos sólidos; 10 atividades em capacitações, oficinas e eventos, sobre adequação ambiental, jardim sustentável e oficinas com pneus, palllets e de compostagem.

No âmbito de atividades mais práticas, foram realizadas no ano passado 101 vivências em artes (eco oficinas), ministradas durante “Férias no Parque”, “Semana do Meio Ambiente” e “Mês das Crianças”; 1 plantio simbólico e distribuição de mudas no Parque Arruda Câmara em comemoração ao Dia da Árvore; 328 trilhas ecológicas no Parque para escolas municipais, estaduais, universidades e ONGS; 563 atividades em recepção, aula de campo e atendimentos individuais a escolas e instituições, totalizando 29.745 indivíduos contemplados; 2 assistências em plantio de mudas nativas em praça e parque.

Os agendamentos devem ser feitos através do e-mail agendamentos.bica@gmail.com ou do telefone 3218-9713, pela manhã ou à tarde. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n-Róger, aberto das 8h às 17h (entrada até 16h).