Bica recebe a visita dos usuários da APAE para comemorar período natalino

Por - em 662

Patrícia CantisaniBica_ foto cedida por Patricia Cantisani

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), veiculado a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), vai receber nesta sexta-feira (18), a visita de 100 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Campina Grande, e seus acompanhantes. Os visitantes participarão do programa de Terapia Assistida, onde é realizada interações com animais, e farão passeio pelo Parque em comemoração ao período natalino.

Gustavo Villar, responsável pelo Setor de Comportamento e Condicionamento Animal e pelo Programa de Terapia Assistida do Parque, explica que, devido ao número de pessoas que participarão, sendo a maioria cadeirantes, será um atendimento diferenciado. “Vamos realizar atividades com os leões, onças, e na vila dos pequenos mamíferos. Eles vão assistir o manejo dos animais e ter a oportunidade de ver as atividades que fazemos no dia a dia com os bichos do zoológico. Nós daremos uma atenção diferenciada a esse atendimento por ser o Natal da APAE. A comemoração deles vai acontecer aqui, então faremos o possível para tornar esse passeio bacana”, afirmou Gustavo.

O atendimento com as atividades que envolvem interações com animais está previsto para acontecer pela manhã, a partir das 8h, a segunda parte do dia será destinada ao passeio pelo Parque, de acordo com a vontade dos visitantes.

Período de confraternizações – Após esse atendimento, o Programa de Terapia Assistida, oferecido pelo Parque aos portadores de necessidades especiais, será temporariamente suspenso devido ao período de confraternizações de fim de ano, retornando em janeiro de 2016. O atendimento é totalmente gratuito e geralmente direcionado a grupos, com no máximo 20 pessoas, de instituição pública ou privada.

“Não temos terapeuta na Bica, é preciso que o indivíduo esteja acompanhado de um profissional adequado para isso. Nós vamos estar presentes dando condições para que aconteça o contato com o animal, mas baseado na orientação do terapeuta, então ele, ou um representante da instituição, tem que vir antes ao Parque explicar as características específicas do grupo, para que possamos nos adequar e fazer o melhor possível”, explicou Gustavo Villar.

As interações realizadas durante a Terapia Assistida são feitas com animais que não têm condições de retornar à natureza, selecionados através de uma triagem, onde é avaliado qual animal tem propensão ao contato físico com o ser humano, sem sofrer estresse.

Jair Azevedo, diretor do Parque, falou sobre a importância da Bica promover esse tipo de atendimento. “Os usuários da APAE vão passar um dia incrível interagindo com os animais do zoológico, vão sentir a sensação da aproximação e convivência com eles, o que comprovadamente ajuda no tratamento terapêutico desses usuários. Na ocasião, a Bica vai cumprir o seu papel de zoológico moderno, através de seus técnicos e educadores ambientais, proporcionando educação, conhecimento e entretenimento de crianças, jovens e adolescentes, que são carentes da Zooterapia, e o melhor, vão participar ativamente ajudando no processo de reabilitação dessas pessoas”, disse.

Sobre a Bica – Aberto de terça a domingo, das 8h às 17hs (bilheteria até as 16h), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, com ingresso de R$ 1,00 por pessoa. Crianças até 7 anos e idosos não pagam. Mais informações através do telefone 3218-9710.