Bica sedia o 40º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil

Por - em 917

Patrícia Cantisani

bica_foto_rafaelpassos_557O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), vinculado a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), sediará, de 15 a 18 de março, o 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), com o tema “A Arca Moderna em um Período de Extinção”. O evento terá a presença de palestrantes, nacionais e internacionais, com experiência em animais silvestres sob cuidados humanos.

O Congresso tem como objetivo capacitar os técnicos, e estudantes, para trabalhar em zoológicos, ou afins, dentro do conceito e filosofia proposta pela SZB, que é de modernização destas instituições. As palestras e aulas práticas serão ministradas pelos técnicos do Parque, como também por profissionais que atuam dentro e fora do país.

Jair Azevedo, diretor do Parque, afirma que o Congresso dará oportunidade aos técnicos de se capacitarem com grandes profissionais. “Todos os anos aparecem novidades e os bons zoológicos precisam estar se atualizando. Entre os pilares que sustentam os zoológicos está o de conservação de espécies, pesquisa e educação. Esse evento vai fazer com que os técnicos tenham condições de realizar melhorias nos recintos e proporcionar bem-estar aos animais, e isso, logicamente, vai melhorar também a visualização e bem-estar do publico que visita os zoológicos”.

Jair Azevedo ressalta ainda a importância de realizar um Congresso desse nível, em João Pessoa. “Esse é um passo maior para o zoológico daqui, é importante não só para a nossa cidade, como também para os zoológicos do Nordeste, mostrar que temos condições de realizar um evento desse nível, com grandes profissionais” comentou.

Paloma Bosso, diretora executiva da SZB e ministrante de palestras e minicursos, afirma que a expectativa para o Congresso é muito boa, e que os eventos que a SZB tem promovido fornecem capacitação técnica atualizada em diversas áreas. “Poderemos atualizar os conhecimentos e trocar informações, e isso é sempre muito pertinente, poder conhecer as realidades de diferentes zoológicos e adaptar as experiências, tanto num lugar, quanto no outro e, de repente, soluções icomuns podem ser utilizadas”.

O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, de reconhecida experiência, e de diversas áreas de atuação, como Medicina Veterinária, Zootecnia, Taxidermia, Ecologia, Falcoaria, Biologia e outras. Parte do evento acontecerá na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e alguns minicursos serão realizados no Parque.

A programação completa do 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) poderá ser vista no site 40congressoszb.com.br