Cerca de 200 profissionais trabalham de domingo a domingo para manter o espaço limpo e organizado

Por - em 540

Felipe SilveiraFotos_serviços_lagoa_foto_julianasantos 080

Um espaço com 35 mil metros quadrados sempre limpo e organizado. Esta é a opinião de quem vai visitar o Parque da Lagoa Solon de Lucena diariamente. Mas para manter o local dessa forma, cerca de 200 profissionais dedicam seu tempo cuidando do Parque. São jardineiros, agentes de limpeza, agentes de cidadania, além de Guardas Civis Municipais, bombeiros e policiais militares que garantem a segurança dos pessoenses e turistas.

O assessor técnico e gestor do Parque da Lagoa, Américo Cabral, explicou que é feita uma escala com todos os funcionários. “Como o espaço é muito grande, temos que revezar as equipes para que o local fique organizado 24 horas por dia e de domingo a domingo, incluindo os feriados. Mas o bom é que elas estão sempre unidas e trabalhando pelo bem do Parque da Lagoa”, afirmou.

Os jardineiros fazem o trabalho de reparo da grama e a poda das árvores. Atualmente, no local, existem aproximadamente 4.074 indivíduos vegetais, distribuídos entre arbustivos, herbáceos e arbóreos. Isso porque a área verde do Parque da Lagoa foi ampliada, com a plantação de centenas de mudas nos diversos espaços de convivência.

Os agentes de limpeza cuidam do espaço como um todo e fazem serviços de varrição e coleta, além da limpeza dos banheiros. O Parque conta com três baterias de banheiros públicos, cada uma com um banheiro masculino adaptado e um banheiro feminino adaptado, somando um total de seis banheiros distribuídos no local. Também é disponibilizado um banheiro de acessibilidade em cada um dos 14 quiosques do parque. O acesso é gratuito.

Já os agentes de cidadania foram todos capacitados com cursos de instrução de técnicas de abordagem e postura por meio de aulas teóricas e práticas. Além disso, todos eles têm informações sobre as 12 novas praças e dos eventos que ocorrem em todo Parque. “O agente público é o responsável por desenvolver a cidadania e garantir os direitos mais elementares dos cidadãos”, complementou Américo.Fotos_serviços_lagoa_foto_julianasantos 274

Segurança – Com relação à proteção patrimonial e dos visitantes, uma equipe de 34 homens da Guarda Civil Municipal está 24h por dia no local. Os guardas estarão distribuídos por quadrante em todo o parque, garantindo a segurança de toda população. Além disso, o espaço conta com uma base fixa da Polícia Militar e homens do Corpo de Bombeiros que orientam a população no píer e em locais com aglomeração de crianças para evitar acidentes.