“Chá da tarde” alerta para importância das plantas medicinais no tratamento do câncer de mama

Por - em 1644

saude_semam_cha_da_tarde_bica_foto_rafaelqueiroz_042 copyDando continuidade às atividades do Outubro Rosa, a madrinha da Campanha em João Pessoa, a primeira dama Maísa Cartaxo, participou na tarde desta terça-feira (22) do projeto Chá da Tarde. A iniciativa é realizada com a presença da comunidade no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NUPIC´s), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

O encontro, que acontece no local todas as terças-feiras, destacou a importância das plantas medicinais para o tratamento do câncer de mama em mulheres de todas as idades.

Maísa Cartaxo, reforçou que as mulheres não devem esperar que a doença se instale para buscar ajuda, e que devem procurar também a fitoterapia, pois a cura por meio das plantas medicinais tem crescido bastante e ajudado muitas pessoas no tratamento. “Precisamos desmistificar tudo que envolve o tratamento do câncer de mama. O conhecimento para cura da doença é muito importante”, frisou.

Na ocasião, o coordenador do NUPIC´s, Sérgio Holanda, apresentou aos participantes a mandala medicinal com mais de 40 espécies. Ele também falou da importância do uso correto, manejo e cultivo, além das contra indicações e danos que podem ser provocados pelo uso indiscriminado. “O projeto Chá da Tarde é importante porque é uma forma de ação preventiva, pois aqui orientamos sobre o uso correto de ervas medicinais e a importância da interação com o meio ambiente”. saude_semam_cha_da_tarde_bica_foto_rafaelqueiroz_080

Comunidade informada – Em cada encontro, que acontece sempre nas terças-feiras, são entregues para comunidade folders contendo informações das espécies trabalhadas e sua degustação em chás e sucos, além de distribuição de mudas das espécies. O projeto é coordenado também pelo biólogo do Cepam, Jobson Targino.

“O uso de plantas para curar e prevenir doenças é uma prática antiga. Registros históricos dessa prática estão em escrituras rupestres. Hoje não dá mais para negar os benefícios e bem estar para a saúde de todos que plantas medicinais provocam”, disse Jobson Targino.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem ligar para o telefone 3218-9841.