Distribuição de mudas e café da manhã marcam abertura da Semana do Meio Ambiente

Por - em 770

Eliane Cristina

semanameioambiente_busto_foto_DayseEuzebio (1)A Semana do Meio Ambiente foi aberta, na manhã deste domingo (5), na orla de Tambaú, em João Pessoa. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Seman), que levou mudas nativas da Mata Atlântica que foram distribuídas aos moradores que aproveitavam o dia de sol na Capital. Um café da manhã também foi servido aos que passavam pelo Busto de Tamandaré. Ainda neste domingo, a programação segue até as 16h, desta vez  no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), com a realização de gincana para coleta de resíduos, trilha das aves e food park.

Nas areias de Tamabaú, agentes de limpeza da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) intensificaram o trabalho na orla e entregaram sacolinhas biodegradáveis aos banhistas, que podiam recolher embalagens vazias e restos de alimentos consumidos no local. As ações fazem parte da Semana do Meio Ambiente que vai até o dia 10 de junho.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Aberlardo Jurema Neto, as atividades desta semana vão somar ao trabalho constante de conscientização da população sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Essa é uma preocupação mundial, quanto mais ações educativas, melhor para que a população entenda que a questão ambiental deve ser abraçada por toda sociedade”, afirmou.semanameioambiente_busto_foto_DayseEuzebio (3)

Durante toda semana serão distribuídas à população 5 mil mudas de árvores nativas. Segundo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, as plantas escolhidas são as que fazem mais sombras e cujas raízes não prejudicam as calçadas ou aéreas internas, como jardins e quintais. “Essa orientação é importante para que a planta não se torne um problema no futuro”, explicou o engenheiro agrônomo, informando ainda que os ipês são as árvores preferidas pelos moradores de João Pessoa.

A ciclista Ana Cynthia foi uma das que aprovou a iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa e aproveitou a chance para levar uma muda de caju. “Moro em apartamento, mas minha mãe mora numa residência. Vou levar para ela plantar no quintal e além de sombra, teremos os frutos”, contou.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue em vários pontos da cidade, além de escolas e áreas de concentração de pessoas, como o Ponto de Cem Réis e Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

Programação:

Segunda-feira (6 de junho)

9h – Ponto de Cem Réis – Tenda verde

Terça-feira (7 de junho)

9h – Parque Arruda Câmara (Bica) – plantio de mudas nativas

9h30 às 11h – Parque Arruda Câmara (Bica) – oficina de compostagem caseira – trilha e projeto ‘pegada consciente’

14h30 às 16h – Parque Arruda Câmara (Bica) – bate papo animal, jogos e brincadeiras ecológicas.

Quarta-feira (8 de junho)

9h – Centro Administrativo Municipal (CAM) – palestra combate ao tráfico de animais silvestre (Jair Azevedo)

10h30 – Parque Arruda Câmara (Bica) – tenda verde e exposição de animais taxidermizados (empalhados)

Quinta-feira (9 de junho)

9h – Soltura de animais silvestres

9h30 às 11h – Parque Arruda Câmara (Bica) – Trilha na mata e projeto “pegada consciente”

14h30 às 16h – Parque Arruda Câmara (Bica) – Jogos e brincadeiras ecológicas

 Sexta-feira (10 de junho)

9h30 às 11h – Parque Arruda Câmara (Bica) – operação parque limpo

14h30 às 16h – bate papo verde