Elefanta Lady já está na Bica e vai passar por período de adaptação

Por - em 759

seman_elefante_lady_bica_foto_gilbertofimino_137A elefanta Lady foi transferida para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) na manhã desta segunda-feira (12). O animal passará por um período de adaptação em um recinto provisório e nos primeiros quatro meses será assistida e tratada por médicos veterinários e equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Em seguida Lady será encaminhada para o recinto definitivo, também na área da Bica. Nesses quatro meses, a elefanta não ficará exposta à visitação pública.

Durante a transferência, Maércio Neves, mais conhecido como China, educador e, segundo ele mesmo, “pai” da elefanta Lady, se despediu emocionado do animal. Durante 30 anos, Maércio Neves acompanhou a elefanta, que já passou pelos circos Beto Carrero, Garcia, Circo Moscou e por último o Circo Europeu Internacional.

Na Bica quem vai ficar responsável por Lady é o funcionário Gustavo Vilar, que já assumiu que será o novo “pai” de Lady. Gustavo fez o acompanhamento da elefanta ainda no circo para que ela se adaptasse às novas condições. “As adaptações serão feitas aos poucos. Vamos reforçar o aspecto nutricional, mas ela vai passar um tempo ainda recebendo alimentos na mesma hora em que recebia no circo. Uma equipe de médicos veterinários vai fazer um check up das condições de saúde de Lady e até um veterinário oftalmologista virá examiná-la”, complementou Gustavo Vilar.

A elefanta – Lady foi adotada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em abril deste ano. Ela ficará definitivamente na Capital, onde foi acolhida pela população.

Lady nasceu em cativeiro e passou aproximadamente 40 anos como uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional. Pesando aproximadamente quatro toneladas, Lady é alimentada todos os dias com 7 quilos de ração, que inclui capim, pães, cana, feno e água em grande quantidade, tanto para ingerir quanto para os banhos diários. Ela foi treinada em indiano e em inglês, tem temperamento dócil e não participa mais de apresentações circenses.