Leoa da Bica passa por avaliação médica e ganha novo recinto

Por - em 1354

A leoa Leona, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), passou por uma avaliação médica, nesta quarta-feira (16), para que fosse realizada a análise de uma claudicação (ferimento) na pata anterior esquerda. A leoa, que está no cio, machucou a pata ao tentar ter acesso à jaula do macho Sadan (seu pai).

Para que a avaliação fosse realizada, Leona foi sedada com a técnica da zarabatana, um instrumento que permite a aplicação de dardos com tranquilizante. Após todos os cuidados para o procedimento, um radiologista, acompanhado pelo médico veterinário Roberto Citelli e pelo treinador Gustavo Vilar, constatou que Leona está com uma pequena lesão no dedo da pata anterior esquerda, que já está sendo tratada com medicamento, sem ser necessária a imobilização do membro. Depois de ser medicada Leona foi transferida para um recinto maior e mais confortável.

A leoa Leona pesa aproximadamente 100 quilos. Ela nasceu na Bica em 2005 e é filha de Darah, que veio de um circo, e Sadan, que nasceu no Parque Zoobotânico Arruda Câmara.

Estímulo – Considerados dorminhocos, os felinos precisam ser estimulados. O treinador Gustavo Vilar, junto com a equipe técnica da Bica, trabalha técnicas de condicionamento com a onça pintada Badu, as leoas Leona e Darah, e o leão Sadan. As técnicas proporcionam o desenvolvimento psicomotor e facilitam o acesso aos animais, quando eles precisam ser medicados.

Reprodução em cativeiro – Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) desenvolvem, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, um trabalho de reprodução de animais em cativeiro e já obtiveram sucesso com o nascimento de espécies ameaçadas de extinção.