Luciano Cartaxo planta ipê-roxo em praça e inicia nova etapa do ‘JP Cidade Jardim’

Por - em 1280

Dina Melo

 

Até o final de 2015, João Pessoa terá nas suas ruas e praças 6,2 mil novas mudas de árvores da Mata Atlântica. É que foi dada a largada da segunda etapa do projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’, que consiste no plantio de mudas de várias espécies em diferentes pontos da cidade – a começar pelas áreas menos verdes, como Mangabeira e Manaíra.plantiomudas_lucianocartaxo_praçacoqueiral_fto_RafaelPassos (3)

A ação, comemorativa ao aniversário de 430 anos da Capital, iniciou na manhã deste sábado (15) na Praça do Coqueiral, bairro de Mangabeira, onde o prefeito Luciano Cartaxo plantou quatro mudas de ipê-roxo nos jardins do espaço público, que futuramente vai receber 50 outros exemplares de ipêzinho de jardim, urucum e algodoeiro da praia.

“Precisamos arborizar cada vez mais a nossa cidade e manter os serviços de jardinagem em dia para, respeitando o meio ambiente, garantir uma melhor qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito.

Todas as 14 regiões do Orçamento Participativo também entrarão nesta cobertura, cada uma recebendo 430 espécies nativas. “Além do sombreamento, da despoluição do ar, da facilitação do escoamento da água e do conforto térmico que proporcionam, essas espécies contribuem para o embelezamento de qualquer espaço público”, destaca o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Ele adiantou que a próxima parada do projeto serão os bairros de Manaíra, Valentina, Ipês e Mandacaru.

plantiomudas_lucianocartaxo_praçacoqueiral_fto_RafaelPassos (1)Crianças de escolas públicas participaram do plantio das mudas na Praça do Coqueiral e também levaram para casa uma muda, o que demonstra que elas também estão contribuindo para uma cidade mais verde e bonita.

“Desenvolvemos com os nossos estudantes um trabalho de conscientização ecológica a partir dos cuidados com a hortinha nos Creis por meio do projeto ‘De Mãos Dadas com a Natureza’, em que eles aprendem o valor de cultivar os alimentos. As crianças são o nosso futuro e por isso é importante que elas participem de ações de cuidar do meio ambiente”, ressalta Mônica de Souza, diretora do Crei Edileuza Maria de Souza, localizado no bairro de Mangabeira VIII.

Projeto – O ‘João Pessoa Cidade Jardim’ surgiu em 2013 de um estudo articulado entre as Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). As equipes dessas duas secretarias mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para planejar as ações de recomposição necessárias.plantiomudas_lucianocartaxo_praçacoqueiral_fto_RafaelPassos (8)

“Nos dois primeiros anos, investimos no paisagismo e na recuperação das áreas mais degradadas, como parques, jardins e corredores urbanos, com mais de 53 mil árvores plantadas. Agora estamos partindo para o plantio e distribuição de 6,2 mil novas mudas”, detalha Hildevânio Macedo, secretário da Sedurb.