Mais de 26 mil estudantes foram atendidos pelos educadores ambientais do Parque Zoobotânico Arruda Câmara

Por Jô Vital - em 849

Mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, oferece uma série de atividades educativas e de intercâmbio. Este ano, a Bica atendeu 26.561 estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares, além de instituições federais, ofertando atividades que incluem desde a visita monitorada aos recintos dos animais, trilhas e aulas de campo. A ideia é ampliar estes números em 2018 com a revitalização do novo Parque da Bica.

Assim como em todos os setores da Semam, os profissionais do espaço estão aptos a trabalhar com educação ambiental com o público que visita o Parque. As trilhas, acompanhadas pelos educadores, incluem atividades de reconhecimento da flora e fauna do Parque. As atividades de intercâmbio foram desenvolvidas com estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ainda apoio para estudantes de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo (USP).

Os profissionais da educação ambiental promoveram também as ações do projeto “Bica vai à Escola”, visitando instituições privadas e públicas, oferecendo atividades oficinas, palestras e exposições de temas relacionados à preservação e recuperação do meio ambiente.

Durante todo o ano, acompanhando o Calendário Ecológico, foram feitas ações específicas, como em março, no Dia Mundial da Água, abril, no Dia do Índio, atividades durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, Dia da Árvore, em setembro e ainda atividades educativas no Dia das Crianças, em outubro.

Além das ações com estudantes, os educadores da Bica desenvolvem dinâmicas específicas com os visitantes, tendo atendido este ano 4.542 pessoas que visitaram o Parque e estavam interessadas no monitoramento.

O diretor da Bica, Jair Azevedo, destacou que as ações de educação ambiental são consideradas um dos pilares da Bica. “As pessoas visitam o Parque, aproveitam para descansar, ter contato com a natureza e são contempladas com informação. E hoje em dia informação é a chave para a promoção de mudanças na sociedade”, concluiu.

Novo Parque da Bica – No dia 7 de dezembro deste ano, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou mais um passo importante para avançar no resgate e recuperação do Centro Histórico da Capital paraibana. A PMJP já deu início às obras que darão cara nova ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara, carinhosamente conhecido como Parque da Bica, um dos espaços públicos de contemplação e lazer mais frequentados pela população do município.

Entre as obras previstas, estão novos passeios públicos, coretos recuperados, nova praça de alimentação, bilheteria, estacionamentos e pórtico de entrada. Também serão realizadas a limpeza do Lago das Cinco Fontes, a construção de novo recinto para os grandes felinos e criação do Museu Arruda Câmara, onde será possível conhecer a história do Parque, da flora local, além dos animais que ali vivem sob os cuidados de biólogos e especialistas mantidos pela Prefeitura. Autorizadas pelo Iphan, Iphaep e Semam, as obras serão realizadas durante 15 meses e em etapas, permitindo que a Bica continue aberta ao público.