Novos filhotes de ema nascem no Parque Zoobotânico Arruda Câmara

Por - em 574

DSC06581 copiaO Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) tem novos moradores. São os filhotes de ema (Rhea americana), que nasceram no recinto localizado na parte alta da Bica, próximo à entrada, acrescentando mais dois membros à família das aves.

Considerada a maior e mais pesada ave do continente Americano, a ema se alimenta de carnes e vegetais (onívora), podendo atingir 1,70 metro (m) de comprimento e pesar até 36 quilos (kg).

A fêmea põe de 10 a 30 ovos, que pesam em média 600 gramas, cada, mas é o macho que constroi o ninho, choca os ovos e cuida dos filhotes. A incubação pode durar de 27 a 41 dias e começa entre cinco a oito dias após a fêmea iniciar a postura, e o macho, responsável pela incubação, a cada 24 horas muda a posição dos ovos, girando-os frequentemente.

Segundo os técnicos do Parque, quando o ambiente não é propício, o animal copula mas não faz postura, ou faz mas não nascem filhotes mas, no caso, o casal de ema da Bica teve saúde suficiente para cópula, postura e para que os ovos se mantivessem saudáveis até o nascimento, já que o ambiente é propicio pois há bem estar, boa alimentação, o recinto é grande, tranquilo, e a mata em volta também favorece.

“Os novos filhotes da Bica receberão todos os cuidados dos técnicos do Parque, que vão sempre estar observando o bem-estar destes animais”, afirmou a bióloga, Fabiana Zermiani.

Os filhotes de ema atingirão a maturidade em dois anos, ficando o Parque com um total de cinco exemplares da espécie.

Mais nascimentos – Recentemente nasceram também um macaco-prego, na Ilha dos Macacos, e filhotes de pato selvagem, oferecendo ao visitante a oportunidade de observar o comportamento dos animais em relação ao trato dos filhotes e desenvolvimento deles.