Orquestra Sinfônica Municipal encanta público no Parque da Lagoa
Uma tarde agradável e especial. Assim foi esta sexta-feira (12) no Parque da Lagoa Solon de Lucena para centenas de pessoas. Todas elas ficaram encantadas com o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que aconteceu durante o projeto ‘Pôr-do-Sol no Parque’, no deck harmonizado com o Cassino da Lagoa. A regência foi do maestro Laércio Diniz.
“Estou encantada com tudo que vi aqui. Vim pela primeira vez no Parque da Lagoa e me surpreendi com o concerto que mostra que João Pessoa também tem cultura”, disse a professora Carla Silva. “Foi tudo perfeito. É um presente para quem está passeando pelo Parque no fim da tarde”, complementou.
Sob a regência de Diniz, a OSMJP executou três grandes obras: a ‘Abertura Trágica’, que o alemão Johannes Brahms (1833-1897) compôs em 1880; ‘Concerto para Flauta N.2 em Ré Maior K.314’, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e ‘Série Brasileira’, de Alberto Nepomuceno (1864-1920) que, assim como ‘Batuque’, apresentada pela Sinfônica no concerto passado, também foi escrita na Alemanha.
O concerto ainda teve a participação especial do flautista paraibano Vítor Diniz. Ele foi o solista da segunda obra da noite, o ‘Concerto para Flauta N.2 em Ré Maior K.314’, movimento escrito por Mozart originalmente em 1777 para um concerto de oboé, retrabalhado para flauta no ano seguinte.
Esse mesmo concerto será apresentado pela Orquestra Sinfônica Municipal neste sábado (13) no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A apresentação, que será gratuita, inicia às 18h e celebra o Dia dos Pais com uma bela homenagem ao “pai” do Nacionalismo na música erudita brasileira, Alberto Nepomuceno.
Feira de livros – Estimular a leitura, principalmente entre crianças e adolescentes. Este é o objetivo dos organizadores da feira de livros que está sendo realizada na Praça do Oiti do Parque da Lagoa. A feira também será realizada neste sábado (13) e domingo (14), das 9h às 18h, em comemoração ao Dia do Estudante, realizado na última quinta-feira (11). Às 15h, ainda serão promovidas rodas de leitura e contação de histórias.
Emlur no Parque – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promoveu o evento “Emlur Presente no Parque, Cidadania e Arte Sustentável”. O evento contou com feira de produtos artesanais, mostra de peças da Oficina de Arte da Autarquia, desfile de peças produzidas com material reciclado e apresentação do Projeto Cultural Catadores de Arte.