Parque Zoobotânico Arruda Câmara promove II Curso de Taxidermia

Por - em 925

animal taxidermizado 2O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está com inscrições abertas para o II Curso de Taxidermia, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8, de dezembro, ministrado pelo Professor João Galdino, e pelo diretor do Parque, Jair Azevedo.

Palavra de origem grega, Taxidermia significa ‘dar forma à pele’. A técnica impede a decomposição do animal.  É um procedimento biológico que envolve conhecimentos de Química, Anatomia e Ecologia, buscando preservar desenho, tamanho e características, dando, assim, vida aos bichos que morreram, e que poderão ser utilizados para exibição ou estudo, como instrumento para Educação Ambiental, ou outros fins, como até mesmo uso em cinema.

A Taxidermia é utilizada também como forma de oportunidade para os deficientes visuais, para que, com o toque, conheçam o animal, ou mesmo para aquelas pessoas que, dependendo da  região, não tem acesso a determinados tipos de animais, por não serem característicos da área ondem residem.

Segundo João Galdino, o curso de Taxidermia, além de mostrar o animal, falando do comportamento, Anatomia, Fisiologia, é uma oportunidade de ver, na prática, o que não é dado em faculdade, de se aprimorar com um bom cabedal de conhecimento para a vida profissional.  “Nós trabalhamos com a pele, mas e os ossos, órgãos, crânio, aparelho digestivo e respiratório? Tudo isso vem com a Taxidermia, realizamos um estudo de anatomia comparada, que tipo de pata e pegada tem o animal? A área de abrangência que a Taxidermia oferece é grande” afirmou o professor.

Já o diretor da Bica, Jair Azevedo, informa que o curso é destinado a quem trabalha na área de Biologia, Veterinária, Zootecnia e afins, como Ecologia e Gestão Ambiental, mas também tem vagas para quem tem curiosidade e quer trabalhar com Taxidermia. “É  um curso mais voltado para a área técnica, então as pessoas que são de outra área mas  tem interesse em participar, podem participar, é aberto. A programação consiste em teoria e prática, vão ser feitas peças taxidermizadas durante o evento, sendo trabalhadas aves, répteis, mamíferos e peixes. O curso será ministrado por um dos maiores taxidermistas do país, professor João Galdino, por isso é uma oportunidade única para os estudantes”, comentou o diretor do Parque e também ministrante do curso, Jair Azevedo.animal taxidermizado

João Galdino – Taxidermista desde 1958, João Galdino é licenciado em Ciências Biológicas e Odontologia, presidente do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural e diretor proprietário do Museu de Historia Natural de Cornélio Procópio, no Paraná. Possui um acervo com mais de 6.000 peças taxidermizadas e promove exposições itinerantes.

 

Serviço:

II Curso de Taxidermia

Ministrantes: João Galdino e Jair Azevedo

Carga horária: 20h

Período: 6 à 8 de dezembro

Local: Parque Zoobotânico Arruda Cãmara-Bica

Custo:

sócio da CZB: R$ 160,00

Não sócio: R$ 200,00

Mais informações: jaircroc@hotmail.com

Fone: 3218-9710