Plantio de mudas de pau-brasil, oitizeiro e ipês começa no Parque Solon de Lucena

Por - em 820

Jô Vital

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), começa nesta terça-feira (5), o replantio de 45 mudas de árvores nativas na Lagoa do Parque Solon de Lucena.

Serão replantadas mudas de pau-brasil, ipês amarelo e rosa e oitizeiro, medindo entre um metro e meio e dois metros, na área entre o Cassino da Lagoa e o começo da Avenida Getúlio Vargas.  As mudas foram produzidas por equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP. O Viveiro fica no Valentina Figueiredo e é lá onde são produzidas todas as mudas utilizadas na arborização urbana de João Pessoa. Uma equipe formada por três jardineiros, coordenada por um engenheiro agrônomo, farão o plantio.

Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, “o plantio obedece a critérios técnicos de arborização urbana, de acordo com as ações de revitalização da Lagoa, procurando resgatar os aspectos do projeto original do Parque, da década de 30. Escolhemos mudas de árvores nativas, que se adaptam com maior facilidade ao clima, crescem mais rápido e apresentam maior resistência às pragas”, concluiu.

Em três anos as novas árvores deverão proporcionar sombreamento na área do Parque, contribuindo para reduzir a temperatura no local e em seis anos deverão estar florindo, transformando a paisagem do local, que passa por uma das intervenções urbanas mais importantes e significativas para a população da cidade de João Pessoa.