PMJP apresenta sistema de reutilização de água do ar condicionado a técnicos da Cagepa

Por Jô Vital - em 784

Nesta terça-feira (20), técnicos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), visitaram a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para conhecer o sistema de reutilização de água dos aparelhos de ar condicionado. O sistema foi implantado pela empresa Acqua Drenagem, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Os jardins da Semam e do Gabinete do Prefeito estão funcionando como “jardins pilotos”, e foram os primeiros espaços a receber o sistema de reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado. A subgerente administrativa da Cagepa Litoral, Alice Lima, e o programador da Cagepa, Noberto Lima, foram acompanhados por Djalma Castro, secretário-adjunto de meio ambiente, e Paulo Maia, assessor da Semam, que apresentaram as ações de sustentabilidade da Secretaria, como o programa Carbono Zero e as ações do Viveiro Municipal de Plantas Nativas. O sistema foi apresentado pelo gerente comercial da Acqua Drenagem , Jefferson Morais, que desenvolveu o modelo junto com o gerente operacional Igo Lordão.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Djalma Castro, destacou que “partilhar informação e promover intercâmbio com diversos órgãos públicos é uma das melhores maneiras de promover as ações de sustentabilidade. Informação é uma ferramenta poderosa de transformação social e de educação ambiental”, complementou.

Sistema de reaproveitamento – Para coletar a água dos aparelhos de ar condicionado da Semam, foi construída uma rede de canos de PVC, que recolhe a água para uma caixa d’água. Uma bomba puxa a água armazenada e joga de volta para o sistema de canalização. Essa água é utilizada nas regas do jardim e também para a limpeza das passarelas e áreas comuns.

Na Semam, estão instalados 21 aparelhos de ar condicionado, entre 9 mil e 24 mil BTUs . Ligados durante oito horas por dia, cada aparelho produz dois litros e meio de água. A caixa,  com capacidade para 310 litros, atinge a capacidade máxima em dois dias de uso dos aparelhos de ar condicionado.

No Gabinete do prefeito, o sistema  capta a água expelida pelos drenos de 14 aparelhos de ar condicionado. Em 22 dias de expediente, são armazenados, em média, 1.892 litros de água  reutilizados na irrigação do jardim.