PMJP e PRF realizam ação para coibir despejo inadequado de resíduos

Por - em 358

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para coibir o despejo inadequado de resíduos da construção civil. A operação aconteceu nesta semana, em 12 áreas da cidade, quando foram fiscalizadas mais de 100 caçambas – das quais, oito foram apreendidas.

De acordo com a secretária adjunta do Meio Ambiente, Wellintânia Freitas dos Anjos, os veículos foram apreendidos porque, durante a fiscalização, não apresentaram o documento que autoriza o transporte deste tipo de material – o Cadastro de Transporte de Resíduos (CTR).

Segundo ela, as fiscalizações foram realizadas em áreas onde geralmente há trafego de caçambas: saída de João Pessoa para Cabedelo (Avenida Afonso Pena); Bessa; Retão de Manaíra; Jardim Luna; Bairro dos Estados; Altiplano; Cabo Branco; Valentina Figueiredo; Distrito Industrial; Acesso Oeste; e proximidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Descarte adequado – Para realizar o descarte adequado, as empresas devem encaminhar os resíduos para o Aterro Sanitário Metropolitano, a Usina de Beneficiamento da Construção Civil (Usibem) – em Mangabeira – ou as usinas de beneficiamento particulares, para reaproveitamento do material.

Parceria – Além da PRF e da PMJP, participaram da operação a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a Guarda Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). No total, foram 120 agentes divididos em 12 equipes.