PMJP firma compromisso com mobilidade urbana e sustentabilidade

Por - em 797

semam_enc_sec_meioambiente (5)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), encerrou na manhã desta quinta-feira (22) o I Encontro Regional Nordeste dos Secretários Municipais de Meio Ambiente, que aconteceu em um hotel na orla da Tambau. Durante dois dias, os secretários discutiram temas diversos relacionados ao meio ambiente e partilharam casos de sucesso implementados em suas cidades de origem.

Durante a manhã desta quinta-feira, a Semam apresentou experiências que vem dando certo, no cuidado com o meio ambiente de João Pessoa. Os participantes puderam conhecer como funciona a implantação do Cocoletor, feito pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e também sobre as ações do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, responsável pela arborização urbana da cidade.

Para o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Edilton Nóbrega, os resultados do Encontro em João Pessoa são animadores. “Sentimos que há um compromisso em trabalhar objetivamente, nas capitais, para que tenhamos cidades mais sustentáveis, com mobilidade urbana, o que é hoje um dos grandes desafios dos gestores municipais”, concluiu.

Na Carta de João Pessoa, os  secretários assumiram o compromisso em realizar o inventário de emissão de gases de efeito estufa nas capitais brasileiras, incentivar e estruturar o transporte público e coletivo, com a criação de corredores exclusivos para ônibus, ampliação de linhas e integração com outros transportes de massa.

No documento, os gestores enfatizaram também a necessidade de interlocução com outros organismos representativos de cidades e/ou capitais para o fortalecimento das ações a serem implementadas nestes locais por meio do CB27, a busca de financiamentos e recursos oriundos de fundos através de ação integrada com a participação ativa do CB27 e ainda a entrega, para a representante do Ministério de Meio Ambiente, no Encontro Nacional do CB27, de propostas de linhas de financiamento para a elaboração dos inventários de gases de efeito estufa e planos de adaptação e resiliência, por meio do Fundo Clima, para as capitais brasileiras.

Fórum – O CB27 é o Fórum (capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20,  em maio de 2012, como uma iniciativa do secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz. Na ocasião, os secretários assinaram o primeiro documento com objetivos comuns de todas as capitais na Carta do Rio Pela Sustentabilidade.