PMJP orienta população sobre os cuidados com a vegetação da praia
Passar o Réveillon na praia é uma tradição para milhares de pessoenses e turistas que escolheram João Pessoa e seus 24 quilômetros de Litoral para festejar a chegada de 2014. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Municipal estão com equipes, trabalhando em regime de plantão durante toda a festa, para orientar a população sobre os cuidados com as áreas de preservação permanente. Os fiscais deverão orientar as pessoas e comerciantes para que não montem tendas e barracas e não deixem lixo nos locais onde há vegetação.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, “a vegetação da praia, chamada de vegetação fixadora de duna, tem função de proteger o Litoral, mantendo a faixa de areia, impedindo que, com a ação do vento, ela se espalhe pelas ruas e avenidas da orla, garantindo a segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres”, concluiu.
Segundo o Decreto Municipal 5.433/2005, quem for flagrado destruindo a vegetação pode ser multado. A multa varia entre R$ 10 e R$ 30 mil, de acordo com a infração, que pode ser considerada leve, grave ou gravíssima.
Proteção da fauna marinha – Além de proteger a faixa de areia, a vegetação serve de abrigo para aves migratórias, originárias de regiões setentrionais e meridionais do planeta, como maçaricos e batuíras, que fazem uso da área para se alimentar e também descansar. A vegetação protege ainda as tartarugas marinhas, que usam a faixa de areia como área de reprodução, e outras espécies, como os crustáceos, a exemplo da maria-farinha, muito comum na faixa de arrebentação das ondas e nas bordas das dunas.