Semam participa de simpósio nordestino sobre recursos hídricos
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), participa do XI Simpósio de Recursos Hídricos no Nordeste, que será realizado entre os dias 27 e 30 de novembro, no Hotel Tropical Tambaú, em João Pessoa. A ideia do evento é discutir os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta, e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas.
O evento será aberto a todos os interessados na temática de mudanças climáticas, a exemplo de estudantes, profissionais da área e sociedade civil. Entre os principais temas debatidos está a prevenção aos riscos ocasionados pelas mudanças climáticas.
O objetivo da PMJP em participar do evento é se tornar parceira e transformar as sugestões levantadas durante o evento em ações. Dentre as sugestões, está a preocupação com o registro de invernos curtos, mas com ocorrência de chuvas fortes e intensas que causam inundações e deslizamento, a exemplo do que ocorreu na BR 230 (bairro Castelo Branco).
Recursos hídricos – Na Paraíba, desde o início da década de 80, a preocupação com a abordagem institucional da questão da seca para a atenuação dos seus efeitos foi intensificada com a criação da Secretaria de Recursos Hídricos, pioneira no Nordeste.
A ampliação da infraestrutura hídrica a partir desta época foi significativa, com benefícios constatados nas décadas seguintes. Ultimamente, foi elaborado o Programa Estadual de Combate à Desertificação e Atenuação dos Efeitos da Seca (PAE-PB), que deve constituir um instrumento balizador para a elaboração de políticas eficazes neste setor.
Quanto ao sistema de gestão de recursos hídricos, a Paraíba conta hoje com um sistema integrado governamental, construído progressivamente desde 1996 com a Lei 6.308, que institui a política estadual de recursos hídricos. Hoje, quatro comitês de bacia estão em funcionamento, sendo um federal, o do Piancó-Piranhas-Açu.