PMJP planta 50 ipês na Lagoa e distribui 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) plantou 50 mudas de ipês amarelos no Parque Solon de Lucena, nesta segunda-feira (22), em alusão ao Dia da Árvore (21 de setembro) e à primavera, que começa logo mais, às 23h29. A partir desta terça-feira (23), a Semam estará com a Tenda Verde montada na Lagoa, na área próxima aos pontos de ônibus de Mangabeira, distribuindo 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como sibipiruna, pau-brasil e ipês, incentivando o Desafio Verde.
As mudas plantadas na ação “Ipês do Amanhã” têm aproximadamente dois metros e meio de altura. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, Anderson Fontes, em três anos, as mudas se tornarão árvores adultas, atingindo cerca de dez metros de altura e deverão dar a primeira floração.
Mas antes disso, daqui a um ano, os ipês já estarão contribuindo para diminuir a temperatura da área do Parque Solon de Lucena, pois já terão copa suficiente para fornecer sombra. As mudas serão aguadas todas as manhãs pelo caminhão-pipa da Semam.
O plantio das 50 mudas de ipês foi feito por jardineiros e técnicos da Semam e contou ainda com a participação do pessoal da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania. A ação acompanha o novo projeto paisagístico da Lagoa, que está sendo revitalizada.
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Edilton Nóbrega, ressaltou que o plantio dos ipês amarelos está inserido no Programa João Pessoa Carbono Zero, que está minimizando os impactos ambientais de obras e reformas. “O plantio reforça o nosso compromisso com uma cidade mais verde, com um clima mais ameno e, claro, mais bonita. Uma cidade que contribui com a saúde de seus moradores”, concluiu.
Com as cinquenta árvores plantadas, o Parque Solon de Lucena tem agora 118 ipês. Em toda a cidade, a Semam tem catalogados 547 ipês.
Desafio Verde – A ideia do Desafio Verde foi lançada nas redes sociais por Eliane Fernandes, diretora do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, de Mangabeira VIII. Ela plantou uma árvore junto com as crianças e desafiou outros três Creis a entrarem na corrente. A Prefeitura está apoiando a iniciativa.