Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente e discute ‘A Cidade e seus Resíduos’
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai promover de 5 a 9 de junho a Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como tema ‘A Cidade e seus Resíduos – Uma Convivência Possível’. Durante cinco dias serão realizadas palestras, oficinas, trilhas, exibição de vídeos, doações de mudas, ações de educação ambiental e o III Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente. As atividades estão sendo promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Para o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, “a escolha do tema ‘A Cidade e seus Resíduos – Uma Convivência Possível’, para a Semana do Meio Ambiente, reflete a preocupação da gestão municipal com a qualidade de vida da população de João Pessoa. Acreditamos que investimentos no sistema de reaproveitamento dos resíduos e educação ambiental podem contribuir para a mudança de comportamento da sociedade, criando uma nova mentalidade em relação à nossa responsabilidade com o destino dos resíduos”, concluiu.
De acordo com a programação, na quarta-feira (5), o prefeito Luciano Cartaxo fará a assinatura da Portaria convocando a Conferência Municipal de Meio Ambiente. Antes, às 9h, o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, abre o evento no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Na ocasião, ele vai ministrar a palestra ‘A Política Ambiental de João Pessoa’.
Na parte da manhã, ainda terá a palestra ‘A Cidade e seus Resíduos – Uma Convivência Possível’, com a professora Drª Claudia Coutinho Nóbrega. Às 14h, ainda no auditório do CAM, será lançada a implantação da coleta seletiva no Centro Administrativo. Durante todo o dia também serão distribuídas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em três locais: Lagoa do Parque Sólon de Lucena, Viveiro Municipal e Parque Zoobotânico Arruda Câmara, que terá entrada gratuita.
Na quinta-feira (6), às 9h e 14h, serão exibidos vídeos e realizadas oficinas sobre resíduos nas escolas públicas municipais. No mesmo horário, no Espaço Jequitibá, que fica na Bica, será proferida a palestra ‘O Resíduo que Vira Arte’. Já às 10h30, na Câmara Municipal, haverá audiência pública sobre o tema da Semana do Meio Ambiente. À tarde, às 14h, será feita a Consulta Pública para Criação da Unidade de Conservação Picãozinho, no auditório do CAM.
Na sexta-feira (7), às 8h, os educadores ambientais da Semam promoverão uma trilha no Parque Cuiá, no Valentina. Às 8h30, no Espaço Jequitibá, na Bica, a biológa Rita Mascarenhas, da ONG Guajiru, ministra palestra sobre ‘As Consequências do Descarte de Resíduos para Animais de Vida Marinha’. Às 14h tem gincana de coleta de resíduos na Bica e às 15h, também no espaço da Bica, será inaugurado o Museu de História Natural.
Sábado (8), às 7h30, Dia Mundial do Oceano, tem a ação Praia Limpa, no Busto de Tamandaré. Nas atividades serão distribuídas sacolas para recolhimento do lixo, limpeza da praia, doação de mudas de árvores nativas e ainda apresentações culturais. Às 14h a ação será realizada na Bica, com a operação Parque Limpo, com grupos de escoteiros, funcionários, Bombeiros e equipe da Oficina Escola, que coletarão lixo espalhado na área do Parque.
Passeio Ciclístico – No domingo (9), encerrando as atividades, será promovido o III Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente. A concentração será a partir das 7h, na Praça da Independência. Em seguida os ciclistas passarão pela Lagoa, Avenida Epitácio em direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú. O passeio se encerra com um café da manhã.
Os 200 primeiros inscritos terão direito a uma camiseta, que será entregue no dia, na concentração do evento. As inscrições podem ser feitas on line, no link https://docs.google.com/forms/d/16oYY5aRUoJLhJ_-qZNz8gwYH3hPkId1telNIEMJiWPI/viewform
Resíduos – Um dos maiores desafios das cidades é dar o destino correto aos resíduos produzidos nas indústrias, comércio, construção civil e residências. Resíduo é tudo aquilo não aproveitado na atividade humana e pode ser classificados como sólidos ou líquidos.
Em João Pessoa, que tem uma população de 742 mil 478 habitantes, a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil faz o tratamento de materiais que sobram de reformas, ampliações e demolições das obras de edificações civis. Esse material é aproveitado pela PMJP na pavimentação de ruas e avenidas. A Usiben existe desde 2007 e tem capacidade para beneficiar até 20 mil toneladas de material.