Praça da Independência recebe o plantio de árvores nativas

Por - em 880

Max Oliveira

A reforma da Praça da Independência, localizada no bairro de Tambiá, atingiu a marca dos 50% das obras de revitalização concluídas. E a estimativa da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) é de que até o final de setembro a população da Capital já possa usufruir de um dos principais marcos históricos de João Pessoa totalmente revitalizado.

Esta semana foram concluídos oito dos dezesseis canteiros internos da Praça da Independência. E em comemoração a Semana Mundial de Meio Ambiente, também foram plantadas treze novas mudas de árvores nativas – todas as espécies são produzidas no horto da Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

São Ipês Amarelo, Branco e Roxo, Angico, Pau Brasil, Murici, Imbiriba e Sucupira. “Todo o projeto da Praça da Independência foi aprovado pelo Iphaep, já que se trata de um patrimônio histórico, e não pode sofrer alteração. Mas como sabemos, João Pessoa apresenta um vasto potencial verde, onde é referência como uma das cidades mais verdes do mundo”, destacou o diretor de paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves.

Para a conclusão desta primeira etapa, que consiste na revitalização urbanística, foram investidos 729.640,06. Já para a segunda etapa, que prevê ainda o paisagismo e a realização de manutenção e reparos nos passeios, mobiliários urbanos, jardins, monumento central (obelisco) e busto serão gastos 604.051,66.

A ação faz parte do pacote de obras da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para recuperação dos espaços tradicionais da cidade, revitalizando as praças e os canteiros da Capital. “É um resgate de um dos principais espaços públicos da cidade e faz parte da união de esforços entre poder público e a sociedade, através da contrapartida social”, disse o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Cássio Andrade.