Prefeitura dá continuidade ao plantio e distribuição de árvores no Bessa

Por - em 393

Jô Vital

Mudas de oitizeiro, pau ferro, pau jangada e diversas outras espécies serão plantadas no canteiro da Avenida Bacharel José de Oliveira Curchatuz, no Bessa, de terça (20) a sexta-feira (23). Com este plantio a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dá continuidade ao projeto João Pessoa Cidade Jardim, que vem plantando e distribuindo 430 mudas de árvores em todos os bairros das regiões do Orçamento Participativo (OP).

Serão mais de 120 mudas de árvores, cada uma medindo entre um metro e cinquenta a dois metros. Em três anos elas já estarão com três metros, contribuindo com sombra e reduzindo a temperatura na área. As espécies plantadas atingem cerca de 15 metros.

Desde o começo de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vem promovendo o plantio nos canteiros das ruas e avenidas e praças dos bairros da Primeira Região do Orçamento Participativo (Aeroclube, Bessa, Jardim Oceania, Manaíra, Jardim Luna, Brisamar, João Agripino, São José, comunidades São Luiz, Sã Gabriel, São Mateus, Travessa Washington Luís e Chatuba I, II e III). São áreas consideradas pelos técnicos da Semam com de baixo índice de cobertura vegetal.

João Pessoa Cidade Jardim – Até o final de 2015, a cidade terá replantadas 6,2 mil novas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, nesta segunda etapa do projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’. Todas as 14 regiões do Orçamento Participativo estão nesta cobertura, cada uma recebendo 430 espécies nativas. O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias.

A secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, ressaltou que o plantio urbano e a recomposição de áreas degradadas são uma prioridade da gestão. “Estamos atentos com o nosso Patrimônio Ambiental. E todos os bairros de João Pessoa estão sendo contemplados com mudas de árvores que são cultivadas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Estamos deixando a cidade mais verde, mais bonita e contribuindo assim para uma maior qualidade de vida de quem mora em João Pessoa”, concluiu.