Prefeitura distribui mudas e planta árvores nativas no Cabo Branco

Por - em 965

Jô Vital

Mudas de pau-ferro, pau-formiga, castanheira do Maranhão, sibipiruna e outras espécies de árvores nativas serão distribuídas com a população e plantadas na calçada oposta à calçadinha da praia, no Cabo Branco, no final da Avenida Beira Rio, a partir das 9h deste sábado (24). A ação, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), integra o projeto “João Pessoa Cidade Jardim”, que promoverá, até o final deste ano, o plantio de 6,2 mil novas mudas de árvores pela cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que coordena a ação, estará com a Tenda Verde montada na calçada oposta à calçadinha da praia, na Avenida Cabo Branco, distribuindo as mudas e orientando a população sobre o plantio.

Plantio urbano – No período de 2013 e 2014 foram produzidas, plantadas e distribuídas 58 mil 428 mudas de árvores nativas na cidade de João Pessoa. Essa é uma das principais ações ambientais da cidade, que investe na preservação e recuperação de suas áreas verdes.

A PMJP mantém o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica no Valentina Figueiredo, na Granja Sesc Gravatá. No Viveiro são produzidas as mudas de árvores utilizadas no plantio urbano da cidade. Uma equipe de jardineiros, engenheiro agrônomo e biólogos faz a pesquisa e o preparo das futuras árvores. As sementes são coletadas na região da Paraíba e Pernambuco e tratadas. O Viveiro também distribui mudas com a população, bem como orienta sobre o plantio, com informações sobre local mais adequado e cuidados com a planta.

Para a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, “o plantio urbano é uma das ações que desenvolvemos com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida da população. Temos hoje uma cobertura vegetal que totaliza 30,67% do território da cidade, mas queremos ampliar esse índice e estamos trabalhando para isso. Queremos e vamos contribuir para tornar o clima de João Pessoa mais agradável ainda”, concluiu.

João Pessoa Cidade Jardim – Até o final de 2015, a cidade terá replantadas 6,2 mil novas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’. Todos os bairros das 14 regiões do Orçamento Participativo estão nesta cobertura, cada região recebendo 430 espécies de mudas de árvores nativas. O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias.