Prefeitura fiscaliza rede de galerias pluviais e pune infratores

Por - em 471

Jô Vital

Fiscalização_esgosto_semam_foto_corneliofelipe 071A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) aplicou, este ano, doze autos de infração referentes a esgotos, lançados de forma inadequada no meio ambiente. Desses doze autos, seis foram aplicados à Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), que até nove de junho foi multada em R$ 2.851.130,90.

Num esforço para garantir a limpeza das nossas praias, a PMJP, por meio da Semam e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com apoio de outros órgãos, vem realizando uma série de ações de fiscalização, para mapear eventuais ligações clandestinas de esgoto que estejam contaminando as galerias pluviais do litoral de João Pessoa.

Durante todo o mês de julho, nas segundas, quartas e sextas, equipes da Semam e Seinfra estarão desobstruindo as galerias. Os quase 10 quilômetros de praias, do Cabo Branco ao Bessa, até a divisa com Intermares, estão sendo vistoriados, com o objetivo de mapear as galerias pluviais e evitar que as chamadas “línguas pretas” contaminem as areias e a água do mar. Os proprietários de casas ou estabelecimentos, que forem flagrados despejando resíduos de forma irregular, serão notificados e os que forem reincidentes serão multados.

Fiscalização_esgosto_semam_foto_corneliofelipe 021Em 2015 a Semam aplicou 34 autos de infração por lançamento de esgotos de maneira irregular. Desses 34 autos, 11 foram aplicados à Cagepa, que foi multada em R$ 3.722. 989,73.

A Semam pode ser acionada pela população, quando são constatadas ligações irregulares ou despejo de resíduos nas ruas, pelos telefones 3218 9208 ou 0800 281 9208, entre as 7h e 22h. Formadas por engenheiros ambientais, geógrafos, biólogos e gestores ambientais, as equipes de fiscalização da Semam estão todos os dias nas ruas, das 7h às 22h, de domingo a quinta-feira, e das 7h às 2h, nas sextas e sábados.