Prefeitura inicia plantio de mudas em torno da nascente do Rio Cabelo
Crianças de duas escolas da Rede Municipal de Ensino e de uma escola particular participaram de uma ação de preservação ambiental em alusão ao dia mundial da água, nesta quinta-feira, 22. A ação aconteceu na nascente do Rio Cabelo, no bairro de Mangabeira. Os estudantes plantaram dezenas de mudas no local, que será transformado no Bosque das Águas. A ideia é que outras 500 mudas sejam plantadas em todo o local, de modo a devolver à comunidade uma importante Área de Preservação Permanente (APP) dentro do perímetro urbano.
O secretário de Meio Ambiente (Semam), Abelardo Jurema Neto, destacou que a ação representa apenas o primeiro passo para o reflorestamento da área. “Estamos trazendo a sustentabilidade para esta área, que tem sido uma preocupação do prefeito Luciano Cartaxo. O dia de hoje marca, simbolicamente, o início do que nós vamos fazer com esta área, que estava sendo ocupada irregularmente. Vamos transformar esse local no Bosque das Águas oferecendo mais qualidade de vida à população”, disse.
Durante toda manhã, equipes da Semam distribuíram cartilhas explicativas sobre preservação ambiental e plantio de mudas. Também estará presente o projeto ‘Tenda Verde Itinerante’, que é coordenado pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, onde são produzidas as mudas utilizadas na arborização urbana de João Pessoa e ainda na recuperação e preservação de áreas degradadas. Os profissionais fazem pesquisa e coleta de sementes, preparam as mudas, cultivam e distribuem.
Participação infantil – cerca de cem alunos participaram do plantio de mudas e receberam orientações sobre preservação ambiental e cuidados com os recursos hídricos. “Sabemos da importância da água e sempre falam nas aulas que devemos cuidar. É muito bom que a gente tenha esse contato com a natureza e participe de uma ação na prática”, disse a estudante Eduarda Rodrigues, do 9º ano. O estudante de 11 anos, Pedro Oliveira, também do 9º ano, falou na solenidade de abertura em nome de todos os alunos sobre a importância da água. “Sabemos que é um recurso que pode acabar e é importante sabermos como cuidar da melhor forma”, afirmou. Da Rede Municipal de Ensino participaram da ação alunos da escola João Gadelha e Zumbi dos Palmares.
Dia Mundial da Água – Lembrado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.