Prefeitura planta mil e quinhentos coqueiros em todas as praias de João Pessoa
Atenta à importância de se preservar o patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), plantou, este ano, mil e quinhentas mudas de coqueiros nos 24 quilômetros de praias da Capital. Cada muda tem aproximadamente um metro e meio de altura e são produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP. Daqui a três anos as mudas começarão a dar cocos. As espécies plantadas são de uma variedade híbrida, nem são coqueiro gigante nem coqueiro anão.
Considerado uma das plantas mais representativas dos trópicos, o coqueiro, uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil por volta de 1553, tem grande importância social. A planta fornece óleo, gorduras, minerais e vitaminas essenciais, além, claro, da água de coco, uma tradição em todo o litoral brasileiro.
Qualquer coco pode se transformar numa muda de coqueiro. É preciso escolher a espécie – se é coqueiro anão, coqueiro gigante ou intermediário. É mais indicado preparar a muda a partir de um coco que tenha caído de forma espontânea do coqueiro. A partir daí o fruto já começa a se desenvolver e quando iniciar a germinação é só enterrar metade do fruto no solo. É importante manter o local do plantio sempre limpo de plantas invasoras, fazer as regas corretas, duas vezes ao dia, sempre na parte da manhã e no finalzinho da tarde.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o plantio de coqueiros é apenas uma das ações na orla da cidade. “Estamos orientando os donos dos quiosques, para que tratem os resíduos de forma adequada, respeitando o ambiente. Com o plantio de coqueiros reforçamos a necessidade de manter e preservar a paisagem das nossas praias, o que, sem dúvida, faz toda a diferença em termos de conforto ambiental para os moradores da cidade e para os turistas”, concluiu.
Os coqueiros da orla de João Pessoa são limpos de 4 em 4 meses, quando são retiradas as palhas e os frutos, para evitar que atinjam os pedestres.