Prefeitura promove Conferência Municipal de Saneamento Básico

Por - em 448

Jô VitalPlanejamento_saneamentobásico_foto_julianasantos 003

Questões como a manutenção do patrimônio ambiental da cidade, soluções para alagamentos e inundações, recuperação dos rios e sistemas hídricos, entre outras, foram discutidas nesta sexta-feira, 4, durante a II Conferência Municipal de Saneamento Básico, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Planejamento (Seplan), na Estação Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.

Participaram das discussões aproximadamente 150 pessoas, entre delegados, representantes de secretarias da PMJP, de organizações não-governamentais ligadas à área ambiental e de diversas outras instituições.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB-JP) está sendo elaborado em três etapas. A primeira etapa consistiu na elaboração do Diagnóstico da Situação Atual dos Componentes do Saneamento Básico. A segunda etapa formulou estratégias para alcançar os objetivos, diretrizes e metas para o PMSB-JP e a terceira etapa, que consistiu no planejamento dos serviços, com elaboração das diretrizes do Plano, estratégias, programas, projetos, ações e custos. A II Conferência Municipal de Saneamento Básico consiste na etapa de divulgação e discussão dos produtos que são resultado do PMSB-JP.

Na próxima segunda-feira (7), no Miniauditório I, da Estação das Artes, anexo à Estação Ciência, as discussões e resultados dos debates da Conferência serão apresentadas em Audiência Pública.

Para a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, “estamos quase encerrando o ano e nosso sentimento é de dever cumprido. Todas as questões aqui levantadas deverão nortear as ações dos gestores públicos, na área de saneamento básico, para pelo menos os próximos vinte anos. Temos certeza que essa gestão está contribuindo para uma cidade com mais saúde e qualidade de vida para seus moradores”, concluiu.